Sinal analógico de TV será desligado em Goiânia dia 31 de maio de 2017

O sinal analógico de televisão, em Goiânia e região, será desligado no dia 31 de maio de 2017. A partir dessa data, os telespectadores terão que estar atualizados com um conversor para o sinal digital ou uma televisão que já disponha da tecnologia. Nos próximos seis meses até a extinção do sinal, na capital goianiense, a Seja Digital criada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), vai preparar a população para a adequação. Por meio da iniciativa, 260 mil kits gratuitos com conversores de imagem serão oferecidos para beneficiários de programas como o Bolsa Família e outros oferecidos pelo Governo Federal.

Desde ontem (15), as famílias contempladas com os benefícios podem verificar se serão contempladas com uma antena UHF, conversor para TV digital e controle remoto. Para aqueles que não estiverem na lista, o diretor geral da Seja Digital, Antonio Carlos Martelletto, explica que a população de baixa renda deve procurar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras). “Nesses casos, eles devem comprovar a baixa renda. Com uma documentação fornecida pelo Cras, a Seja Digital poderá fornecer o kit”, conta o diretor.

Conforme dados da Seja Digital, atualmente, Goiânia possui 1,2 milhões de televisores. 40% deste número são de aparelhos de tubo e 60% de tela fina. O diretor também explicou que dos aparelhos de tela fina, 90% já são digitais e apenas 10% não possuem a nova tecnologia. A projeção é que até 2023, a TV de tela fina domine as residências. Os beneficiados pela lista do Ministério do Desenvolvimento Social serão informados do recebimento dos kits, por meio de cartas e campanhas. Após o primeiro contato, uma data será agendada para retirada dos equipamentos.

Além da disponibilidade de melhor imagem com o sinal digital, a frequência anteriormente utilizada para os televisores passará a possibilitar melhor qualidade do sinal para internet banda larga. Dessa maneira, a radiofrequência dos 700 MHz permitirá que as operadoras de telefonia móvel ativem a tecnologia 4G com maiores possibilidades de cobertura.  O mesmo acontece para as frequências de radio. A mudança permitirá que o sinal AM migre para a frequência FM.

Os contemplados por programas sociais do Governo Federal devem acessar o site sejadigital.com.br/kit ou ligar para o número 147. Ao informar o CPF ou o Número de Identificação Social (Nis), com o nome na lista, será necessário preencher o formulário com dados de contato.  Após esses passos será agendada a entrega do equipamento.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Hoje

Adicionar Comentario

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.