O Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO) expediu na tarde desta sexta-feira, 14, mandato de prisão contra o ex-cartorário Maurício Sampaio, condenado em júri popular como mandante do assassinato do radialista Valério Luiz.
O pedido foi emitido pela 4ª Vara de Crimes Dolosos Contra a Vida e Tribunal do Júri do TJGO e é assinado pelo juiz Lourival Machado da Costa. A decisão inclui ainda o réu Ademá Figueiredo Aguiar Filho.
Em maio, a quinta turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu por unanimidade, rejeitar agravo regimental (recurso) da defesa do empresário Sampaio. Com a decisão, as penas dos quatro condenados pelo tribunal do júri em novembro de 2022 foram mantidas.
O crime foi cometido por volta das 14 horas de 5 de julho de 2012, na Rua T-38, no Setor Bueno, a poucos metros da emissora em que a vítima trabalhava. Segundo apurado no inquérito policial, Ademá Figuerêdo Aguiar Filho, em “conluio, repartição de tarefas e contando com a participação dos demais denunciados, efetuou vários tiros em Valério Luiz de Oliveira, causando-lhe a morte imediata”.
Conforme demonstrado na denúncia, no dia do crime, Ademá Figuerêdo foi até o açougue de Marcus Xavier, pegou a moto, o capacete, a camiseta, o telefone e a arma e se dirigiu até as imediações da emissora de rádio. No local, comunicou-se com Urbano Malta, que estava na espreita, aguardando o momento em que Valério Luiz de Oliveira sairia. A vítima foi morta quando já estava dentro do veículo, ao final de uma jornada de trabalho.
Ordem de prisão – Sampaio e Figuerêdo_240614_162843.pdf