Interativa FM Goiânia completa 25 anos e inaugura novo estúdio

No dia 2 de fevereiro a Rádio Interativa FM 94,9 de Goiânia completou 25 anos no ar. O projeto inovador que mistura jornalismo, interação e programação pop/rock é um dos mais duradouros da capital goiana.

Ainda em 1993 a concessão de Inhumas, cidade da região metropolitana de Goiânia, entrou no ar como Cultura FM em 103,5, ficando no ar até julho de 1994 quando se afiliou a Rede Jovem Pan e mudou sua freqüência para 88,5. Em 1996 houve a mudança da localidade do transmissor para o Morro do Mendanha em Goiânia e nova mudança de freqüência para os 94,9 e upgrade para classe E3.

A meia-noite do dia 1º de fevereiro de 1999 a Rede Jovem Pan saiu do ar e deu lugar a uma programação musical com vinhetas de expectativa já anunciando uma nova rádio. Ao meio-dia do dia 2 de fevereiro de 1999 entrava no ar definitivamente a Rádio Interativa FM.

O projeto era inovador. Um estúdio moderno para época com programação 100% computadorizada e espaço para programas jornalísticos e de entretenimento. A linha musical trazia os principais lançamentos e clássicos do pop/rock em um dial saturado de opções populares. O diferencial era a interação com o ouvinte, feito em 1999 através de ligação telefônica, mensagens escritas recebidas via FAX que caiam direto no estúdio e um inovador canal na rede de chat IRC, o canal #interativa.

De 1999 para 2024 as inovações não pararam. As vias de interação direto no estúdio saíram do IRC para o ICQ, Messenger, secretária eletrônica digital e eventualmente hoje são feitas quase que exclusivamente pelo WhatsApp.

Em 2023 chegou a hora de atualizar o estúdio. Cabos analógicos deram lugar para cabos ethernet. A rádio passou a trafegar todo seu áudio via IP, interligando os estúdios com seus servidores dando mais qualidade de áudio ao ouvinte. Uma fibra ótica agora conecta o estúdio ao parque de transmissões no Morro do Mendanha e todo áudio é enviado de forma digital.

Um novo e moderno estúdio foi montado dando mais espaço ao visual. No total são 17 telas de TV, além um moderno sistema de vídeo utilizando câmeras robóticas em resolução 4K.

As inovações não param. Dois novos estúdios estão sendo finalizados. Um exclusivamente para gravação de podcasts e outro estúdio de TV para produção de conteúdo exclusivo para o canal da Interativa no Youtube.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentarios Recentes

Adicionar Comentario

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.