13 de fevereiro, Dia Mundial do Rádio

Com o tema “A rádio: Um século a informar, a entreter e a educar”, a UNESCO celebra mais um Dia Mundial do Rádio em 2024. Instituído em 2011, o Dia Mundial do Rádio é comemorado todo dia 13 de fevereiro. Segundo a organização, o tema deste ano tem o objetivo de “iluminar o passado notável da rádio, o seu presente relevante e a promessa de um futuro dinâmico.”

A data foi instituída com o propósito de sensibilizar o público para a importância da rádio e incentivar os decisores a utilizá-la para fornecer acesso à informação e melhorar a cooperação internacional entre as emissoras de rádio. Em muitas escolas, esse trabalho é realizado diariamente por clubes que se dedicam à informação e entretenimento através deste meio de comunicação.

O dia foi escolhido em virtude da criação da Rádio das Nações Unidas, em 13 de fevereiro de 1946. O Dia Mundial do Rádio foi proclamado na Conferência Geral da UNESCO em 2011, seguindo uma proposta inicial da Espanha. Foi aprovada por unanimidade no ano seguinte pela Assembleia Geral das Nações Unidas, que o declarou um Dia Internacional da ONU.

A comemoração de 2024 destaca o valor utilitário atual do rádio como uma rede de segurança pública relativamente gratuita e portátil durante emergências e quedas de energia provocadas por desastres naturais e causados pelo ser humano, como tempestades, terremotos, inundações, calor, incêndios florestais, acidentes e guerras.

Segundo a publicação da UNESCO, “o valor democrático contínuo do rádio para servir como um catalisador de base para a conexão entre grupos carentes, incluindo imigrantes, religiosos, minorias e populações atingidas pela pobreza; e como um termômetro instantâneo da opinião pública expressa por meio dos auspícios da liberdade de expressão no espaço público.”

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com informações da UNESCO e Tudo Rádio

Adicionar Comentario

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.