Após comentário ‘machista’, Rádio Bandeirantes Goiânia demite narrador

Cronista esportivo comentou sobre roupa de uma companheira de trabalho durante programa ao vivo nesta terça-feira,24

A direção da Rádio Bandeirantes Goiânia (820 AM) informou na tarde desta terça-feira, 24, que o narrador esportivo Alípio Nogueira foi demitido da equipe ‘Feras do Esporte’ – responsável pela programação esportiva da emissora.

A demissão foi anunciada após o narrador comentar sobre a vestimenta de uma das integrantes da equipe durante o programa Esporte em Debate nesta terça-feira.

No comentário, Alípio disse que a profissional estava “demais” e de “minissaia”. Ainda de acordo com o que foi narrado, que desagradou ouvintes da emissora, por esse motivo (da vestimenta curta) mulheres são agredidas. “Por isso, tem nego que vai parar na Delegacia da Mulher… porque a moça vem vestida desse jeito aqui. O povo bate agride, não é o certo, mas também não é certo ela vir com esse tipo de traje aqui não”, finalizou.

Alguns seguidores da emissora repudiaram o comentário do narrador esportivo nas redes sociais. Ainda nessa tarde, a emissora repudiou o que disse o cronista esportivo e comunicou aos seus ouvintes a imediata demissão do mesmo.

Veja o que disse Alípio Nogueira!

Ao Portal G1, do grupo Jaime Câmara, o jornalista Alípio Nogueira disse que “em nenhum momento teve a intenção de provocar o que está acontecendo” e que a pessoa, na qual se referiu, tem idade para ser filha dele e que o relacionamento dos dois na redação “sempre foi de muito respeito” e que as “brincadeiras” faziam parte da rotina.

“No episódio de hoje, devo esclarecer que ela nem trajava as vestes que foram ditas. Era pra ser uma brincadeira, como tantas outras que já foram ao ar”, disse o jornalista.

“Não comungo com esse pensamento machista, repudio essa postura e estou muito chocado com o rumo que as coisas tomaram. Pedi afastamento das minhas funções e, mais uma vez, reitero que não tive a intenção de fazer qualquer coisa que atentasse contra a honra da mulher. Tenho mãe, tenho irmã e esposa e não me sinto confortável quando aviltam contra a honra de qualquer mulher”, completou ao portal.

Leia na íntegra a nota de repúdio da Rádio Bandeirantes Goiânia

A Rádio Bandeirantes Goiânia, por meio de seus diretores, vem a público diante dos fatos acontecidos na transmissão veiculada no programa Esporte em Debate do dia 24 de janeiro deste ano, manifestar sua indignação e repúdio em relação ao discurso proferido pelo comentarista Alípio Nogueira, integrante da equipe parceira “Feras do Esporte”.

Em um país onde ⅓ das mulheres mortas decorrem  pelo único fato de serem mulheres e ainda mais grave, 4 (quatro) mulheres por dia são mortas por homens que se dizem ser seus companheiros ou ex-companheiros, é injustificável e inaceitável o discurso adotado pelo comentarista de culpabilização feminina. Não é o traje que a mulher veste que determina as chances de violência de qualquer espécie contra a mesma.

As declarações proferidas pelo comentarista durante a transmissão do programa, além de não guardarem qualquer relação com o debate, tendem a justificar ações criminosas praticadas por homens que ainda insistem em pensamentos retrógrados e não refletem, sob nenhuma hipótese, a opinião e o posicionamento da Rádio Bandeirantes Goiânia,  que tem as suas premissas pautadas no respeito ao ser humano e democracia.

Reiteramos que rechaçamos tais atitudes e as mesmas não são, nem serão toleradas em nosso ambiente e registramos nossa solidariedade a todas as mulheres, que são atravessadas por inúmeras e variadas formas de violência e desigualdade.

Por fim, informamos aos nossos telespectadores e toda comunidade que nos segue/ouve que a transmissão do programa Esporte em Debate foi realizada pela Equipe Feras do Esporte que trabalha em regime de parceria com a Rádio Bandeirantes Goiânia, sendo vedado no  respectivo contrato qualquer tipo de atitude preconceituosa, discriminatória ou pejorativa por parte de seus colaboradores, inclusive parceiros e terceirizados.

Assim, a Rádio Bandeirantes já solicitou junto à Equipe a imediata rescisão contratual do jornalista, sem prejuízo de outras penalidades contratuais, cíveis e criminais que  vierem a ser necessárias, reforçando o nosso compromisso como veículo propagador da informação, e o nosso trabalho para a construção  de uma sociedade justa para todos.

Rádio Bandeirantes Goiânia 820 AM

 

 

 

 

Adicionar Comentario

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.