Pelo menos 14 países já autorizaram vacinação contra a Covid-19

Até este sábado (19), cerca de 14 países de diferentes partes do mundo já começaram ou estão em vias de iniciar o processo de vacinação da população contra a covid-19.

Desse grupo, metade deles já deu início ao processo de imunização. São eles: Reino Unido, Rússia, China, Emirados Árabes, EUA, Canadá e Arábia Saudita. Em alguns deles, já há mais de uma vacina disponível. Nos EUA, por exemplo, as autoridades sanitárias já autorizaram a aplicação de imunizantes da Pfizer e da Moderna.

Nos demais países, pelo menos uma vacina contra o coronavírus já foi aprovada pelas autoridades locais. São eles: Suíça, Chile, Equador, México, Turquia, Bahrein e Argentina.

A Suíça autorizou neste sábado o uso da vacina da Pfizer. O país europeu tem registrado cerca de 4 mil novos casos diários e mais de 100 mortes a cada 24 horas.

Na América do Sul, os países que largaram na frente no processo de imunização contra a covid-19 foram o Chile, a Argentina e o Equador. O primeiro que deve começar a vacinação é a Argentina. Em 10 de dezembro, o presidente Alberto Fernandez anunciou que assinou um contrato com a Rússia que permitirá que 300 mil pessoas sejam imunizadas com a vacina Sputinik V até o final de 2020.

No Brasil, a expectativa é que a vacinação comece em janeiro. Na semana passada, o Ministério da Saúde entregou um plano de imunização ao Supremo Tribunal Federal, mas não estabeleceu prazos.

O documento prevê que o governo brasileiro pode comprar todas as vacinas e lista 13 imunizantes que têm chance de ser comprados, entre elas a CoronaVac, fabricada pelo instituto Butantan em parceria com a Sinovac, farmacêutica chinesa.

 

 

 

 

Adicionar Comentario

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.