Globo desiste de realizar debate no 1º primeiro turno em São Paulo, Rio, Recife e BH

A TV Globo desistiu de exibir debate no primeiro turno entre os candidatos às prefeituras de São Paulo, Rio, Recife e Belo Horizonte. Em um comunicado enviado aos candidatos, ao qual o site UOL teve acesso, a diretora de jornalismo Silvia Faria informou que a emissora não conseguiu alcançar acordo proposto com partidos políticos. A informação foi confirmada posteriormente pela assessoria de imprensa.

A emissora já havia informado que só faria debate onde houvesse acordo entre os partidos para que apenas os quatro mais bem colocados candidatos na pesquisa eleitoral mais recente (Ibope ou Datafolha) participassem dos encontros.

“A Globo informou aos partidos das quatro cidades – SP, RJ, Recife e BH – que infelizmente não foi possível alcançar o acordo proposto pela emissora para viabilizar os debates de primeiro turno com as condições necessárias de segurança para todos os envolvidos – nossos funcionários e as equipes da campanha eleitoral. As restrições sanitárias provocadas pela pandemia do novo coronavírus, aliadas ao grande número de candidatos em disputa, tornaram insuperáveis os obstáculos existentes”, informou a assessoria.

As eleições municipais de 2020 serão marcadas pela quase ausência de debates no primeiro turno.

Na terça-feira (6), a Record e CNN Brasil, confirmaram que desistiram de exibir debates. O SBT já havia feito anúncio semelhante no final de setembro. Na quarta-feira (7), foi a vez da RedeTV! também comunicar o cancelamento do debate que havia programado para o primeiro turno.

Dessa forma, após o debate com 11 candidatos realizado pela Band, na última quinta-feira (1), não resta mais nenhum debate na TV confirmado. O primeiro turno das eleições está marcado para o dia 15 de novembro.

Leia o comunicado na íntegra enviado por Silvia Faria:

Caro (a) senhor (a),

Retomando nosso contato anterior, venho comunicar que, infelizmente, não conseguimos alcançar o acordo proposto pela emissora, com os partidos políticos, que assegure as condições necessárias para a realização do debate eleitoral, no primeiro turno.

Conforme explicado anteriormente, a pandemia do novo coronavírus impõe restrições sanitárias para salvaguardar todos os envolvidos na realização do debate – nossos funcionários e as equipes da campanha eleitoral. Tais restrições, aliadas ao grande número de candidatos em disputa, tornaram insuperáveis os obstáculos existentes.

Agradecemos a cooperação de todos.

Att,

Silvia Faria

Diretora de Jornalismo TV Globo

 

 

 

 

Adicionar Comentario

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.