Estreia nesta segunda-feira documentário que conta os 45 anos da TV Brasil Central

Apresentado pelo jornalista Enzo de Lisita, o primeiro episódio do programa será exibido hoje às 13 h; ao todo foram gravados 22 depoimentos com profissionais que fizeram parte da história da emissora

Estreia às 13 horas desta segunda-feira, 31, o documentário TBC 45 anos, programa especial apresentado pelo jornalista Enzo de Lisita, que conta os 45 anos da TV Brasil Central.

O documentário é composto por cinco episódios, cada um com 15 a 19 minutos de duração. Ele será exibido esta semana, de segunda a sexta-feira, às 13 horas, logo após o telejornal TBC 1.

Conforme Enzo, para a realização do documentário foram gravados 22 depoimentos com profissionais que participaram da história da TV Brasil Central, tais como repórteres, editores, produtores, cinegrafistas e apresentadores.

Pesquisa

A pesquisa das imagens foi feita em 60 DVDs e 14 fitas VHS do Museu da Imagem e do Som (MIS), que tem o acervo da TBC. O jornalista conta que o trabalho começou abordando o início da Televisão, porém havia poucas imagens desse período, devido ao incêndio que ocorreu sede da emissora em 1997. “Mas conseguimos registrar muita coisa, inclusive com imagens fornecidas pelos próprios entrevistados”, acrescentou.

“Fomos viajando, através do tempo, até chegar ao episódio 5, que conta a realidade atual da TV Brasil Central, com a digitalização, a epidemia do coronavírus e o futuro da TBC”, disse o apresentador.

Episódios

Os temas dos episódios são os seguintes: no primeiro são lembrados o início da TV Brasil Central e a cobertura do Mutirão das Mil Casas. O episódio 2 apresenta o Comício das Diretas Já e o acidente com o Césio-137, com outros assuntos envolvidos.

O de número 3 recorda o incêndio na sede da emissora, a visita do papa João Paulo II a Goiânia, e a cobertura eleitoral, uma tradição da TBC. O quarto episódio fala de esporte e dos programas especiais – Roda de Entrevista, Todas as Coisas, Revista das Onze, Goiás na TV, entre outros. E o último episódio aborda o momento atual e as perspectivas futuras.

Pandemia

Enzo explicou que o programa demorou a ser concluído devido à pandemia do coronavírus, que obrigou os profissionais a trabalhar em regime de escala, por questões de segurança sanitária. Esse imprevisto atrasou as gravações dos depoimentos, que foram feitas de março a maio. A intenção era exibir o documentário a partir de 1º de maio último, dia do aniversário de 45 anos da TV Brasil Central. Mas o avanço do coronavírus frustrou esse plano, disse.

O especial recuperou ainda a evolução técnica da TV, pegando desde o início, na época do Consórcio de Empresas de Notícias de Radiodifusão do Estado (Cerne), criado em 1962 com sede no Setor Vila Nova; até o estágio atual, com o processo de digitalização das imagens da emissora.

Conta ainda que a TBC integra hoje à Agência Brasil Central (ABC), complexo de comunicação pública do Governo de Goiás, que reúne ainda emissoras de rádio, mídias sociais e Diário Oficial do Estado.

 

 

 

 

Adicionar Comentario

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.