Ações online reinventam acesso à cultura em período de isolamento social

Desde março, quando foi preciso iniciar o período de isolamento social em decorrência da pandemia da Covid-19, a Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult) precisou se reinventar diante do cancelamento da agenda cultural na Capital. A Orquestra Sinfônica de Goiânia, um dos polos da Secult, passou a realizar concertos e recitais por meio de lives, além das formações em música concerto, que também passaram a ser por meio das redes sociais — Instagram Facebook — e plataformas de comunicação online.

De março a julho as redes sociais da Orquestra alcançaram cerca de 400 mil pessoas, com a publicação de mais de 800 vídeos, entre lives, edições de produções home office e veiculação de concertos anteriores. “Os vídeos alcançaram mais de 260 mil visualizações, marcando a Orquestra Sinfônica de Goiânia com uma das mais atuantes do Brasil nesse período de pandemia”, afirma o maestro e diretor da Orquestra, Eliseu Ferreira.

Estão previstas para o mês de agosto dez ações envolvendo os grupos da Orquestra e convidados. Nos programas, obras variadas para as formações escolhidas, em especial a música dos grandes compositores clássicos, como Mozart, Beethoven, Shostakovich e outros.

Com a equipe de profissionais e alunos do Centro Livre de Artes (CLA), outra unidade da Secult, não foi diferente. Em março as aulas foram suspensas e as atividades passaram a ser online, home office. Os alunos de todas as modalidades e idades se adaptaram e passaram a ter atendimento em grupos de Whatsapp, Youtube e plataformas de interação e reunião. No próximo dia 17 de agosto, o CLA inicia as aulas online do segundo semestre. As inscrições foram abertas para toda a população.

“Em dois dias as vagas para a maioria dos cursos se encerraram. Tivemos inscritos até de outras cidades do Estado e 551 vagas preenchidas. Nesta semana, dias 11, 12 e 13, abrimos 92 vagas remanescentes para as Oficinas Integradas. Quem ainda tiver interesse, será bem-vindo! Nosso trabalho tem dado certo, estamos fazendo tudo para que os nossos alunos recebam conteúdo de qualidade sem sair de casa”, ressalta Edelweiss Vieira Prego, supervisora administrativa do CLA.

Amanhã, 11, a partir das 8h, o link de acesso para o formulário de inscrição estará disponível em www.goiania.go.gov.br/secult/cla. Para mais informações acesse as redes sociais do CLA no Instagram @centrolivredeartes.

Museu virtual

Outra alternativa da Secult para possibilitar e facilitar o acesso a conteúdos culturais foi a visitação virtual dos museus Frei Nazareno Confaloni, localizado na Antiga Estação Ferroviária; e do Museu de Arte de Goiânia (MAG), localizado no Bosque dos Buritis. Pelas redes sociais e pela plataforma Issuu é possível conhecer melhor os acervos e visitar a estrutura de exposições e obras disponíveis atualmente.

“Em tempos de pandemia, estamos fazendo o possível para disponibilizar o acesso à cultura aos goianienses, mesmo que de forma online e pelos meios de comunicação. São maneiras diversas para que a cultura se faça presente e para que as pessoas tenham a cultura como uma alternativa de entretenimento, aprendizado e lazer”, conclui o secretário municipal de Cultura, Kleber Adorno.

 

 

 

 

Adicionar Comentario

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.