Medida Provisória aprovada faz com que clube mandante seja dono dos direitos de transmissão

Em edição extra do Diário Oficial da União assinada no início da tarde de hoje (18) pelo presidente Jair Bolsonaro, a configuração dos direitos de transmissão do esporte brasileiro foi alterada. A medida provisória afirma que a exibição da partida passa a ser de responsabilidade do mandante do evento, e não mais das duas entidades envolvidas.

A mudança na lei tem impacto imediato sobre o Flamengo, que não acertou com a Globo para a transmissão do Campeonato Carioca e poderá negociar a exibição de suas partidas como mandante com outras emissoras ou exibi-las em seus canais digitais. A MP foi comemorada por Rodrigo Dunshee, vice-presidente geral do clube, que disse em sua conta no Twitter que uma mudança “favorece o espectador”.

No documento, mais exatamente no artigo 42, é dito que “pertence à entidade desportiva mandante o direito de arena sob o espetáculo desportivo, consistente na prerrogativa exclusiva de negociar, autorizar ou proibir a captação, fixação, a emissão ou transmissão, a retransmissão ou a reprodução dos direitos de imagem, por meio ou processo, do espetáculo desportivo”.

Um evento só poderá ser negociado pelas duas equipes envolvidas, como acontece atualmente, quando o mando de campo não tiver dono. A MP também autoriza aos clubes a prepararem contratos de 30 dias para os jogadores durante a pandemia do novo coronavírus.

O Campeonato Carioca será retomado hoje, quando o Flamengo pega o mandante Bangu, que tem contrato com a Globo.

A mudança pegou executivos da emissora de absoluta surpresa. Todo o planejamento da empresa terá que ser refeito, não só para negociações do Campeonato Carioca, mas também para contratos futuros do futebol nacional.

Pouco antes da publicação da MP, a reportagem do site Uol apurou que Flamengo e Globo marcaram uma reunião para esta tarde para conversarem sobre uma possível transmissão da partida contra o Bangu. A situação segue indefinida.

 

 

 

 

Comentarios Recentes

  1. Longe de querer defender a Globo, mas esta MP é esdruxula. Isso vai matar os clubes menores depois que os seus respectivos contratos de transmissão forem encerrados. Qual emissora, em sã consciência, vai querer comprar a transmissão de um ‘Fortaleza x Coritiba’ ou de um ‘Atlético-GO x Ceará’? Só se valer o título… e olhe lá. Transmitem hoje, pois compraram o pacote completo (e tentam ter algum tipo de retorno financeiro em cima dos torcedores locais). E olha que nem vou citar o caso da Série B…
    As emissoras vão fechar com os grandes de SP e RJ e o resto dos jogos negocia de maneia avulsa com cada clube. Se fosse os clubes menores, botava as barbas de molho.

  2. Porque o Bozo não cria uma MP para melhor distribuição dos valores entre os clubes? Esse cara que se diz Presidente está cada vez mais perdido e só fazenda merd. Agora por cause de picuinha dele e o Flamengo com a Globo criam um MP sem nenhum estudo totalmente sem sentido para a maioria dos clubes.

Adicionar Comentario

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.