Associação dos Cronistas Esportivos de Goiás completa 64 anos de fundação

 Há exatos 64 anos, em 14 de março de 1956, era fundada a Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de Goiás. Entidade criada para representar e defender os direitos dos profissionais da imprensa esportiva. Estava regulamentada a profissão do cronista esportivo. Na ata de fundação constam 21 nomes de idealistas, que tiraram dos bolsos os recursos necessários para custear os gastos com a fundação e regulamentação da entidade. São eles: Eurico Barbosa, Baltazar de Castro, Luiz Rótoli, José Leal, José Cunha Jr, Ciro Lizita Jr, Antônio Porto, Luiz de Oliveira Machado, Abílio Lopes de Almeida, Goiá Mavale, Luiz Carlos da Silva, Antônio Gregório, Elton Costa Campos, Luiz de Oliveira, Francisco Negrão de Faria, Ovídio Inácio Ferreira, Iberê Monteiro, Norton Lima, Orimar Bastos, Roberto Salvador da Costa e Valter Siqueira.

A partir da primeira reunião, a ACEEG passou a realizar sua eleição a cada biênio para escolha da nova diretoria. Nomes notáveis ocuparam a presidência da instituição: Eurico Barbosa, João Batista Alves Filho, Luiz Rotoli, Clomar Vieira, Euler de Barros de Abreu, Draulas Vaz, José Carlos Rangel, Carlos Aberto Sáfade, Ney Fernandes, Toni Marcos, Ledes Gonçalves, Ovídio Inácio Ferreira, Baltazar de Castro, Antônio Porto, Edmundo de Moraes, Luiz Gercy de Araujo, João Pedro de Sousa, Romes Xavier, João Silvestre, Carlos Antônio Sousa Costa.

Os ideais daqueles 21 profissionais que fundaram a Associação continuam vivos com a representação forte da classe e a defesa intransigente dos direitos dos cronistas esportivos.

Aos fundadores nossa profunda gratidão, aos associados atuais nossa esperança que daqui 64 anos seus nomes sejam lembrados iguais dos 21 pioneiros, como modelo de idealismo, competência e retidão de caráter. Nunca se quer houve desconfiança de qualquer ato ilícito ou desonesto por parte de qualquer um dos seus ex. e atuais diretores. O nome da ACEEG jamais figurou nas páginas policiais e tão pouco foi citado em corredor de delegacia. Tenho a imensa alegria de ser o presidente desta gloriosa entidade classista, na passagem dos seus 64 anos, mantendo vivo os ideais defendidos pelos fundadores e buscando cada vez mais zelar pelo nome da categoria, mantendo a honradez e perseguindo objetivos estatutários de defender os nossos direitos. Reconheço que ainda temos muito a crescer em estrutura, mas em credibilidade não há como. A reta conduta dos homens que compõem a galeria dos ex-presidentes e nossa firmeza de postura na pauta dos rígidos princípios morais e éticos, faz da ACEEG, uma das mais respeitadas junto as outras unidades associativas de classe, sejam lá de que categoria forem em todo Brasil e nesta passagem dos 64 anos quero relevar e exaltar a grandiosidade da Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de Goiás e parabenizar a entidade na pessoa de cada um dos profissionais da imprensa esportiva de Goiás. Viva a ACEEG !

Lucimar Augusto presidente da Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de Goiás.

 

 

 

Adicionar Comentario

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.