Globo define regras para novo pacote de Futebol

A participação de Galvão Bueno, Cléber Machado, Luis Roberto, Caio Ribeiro e de outros nomes do elenco de esportes da Globo estarão liberados a partir de 2020 para aparecem em campanhas publicitárias e outras ações comerciais de anunciantes. A nova medida, que representa uma flexibilização da emissora que já havia sido anunciada desde que a divisão de Esportes ganhou um pilar próprio na estrutura da casa, saindo do escopo do Jornalismo e aproximando-se mais do Entretenimento.

A partir de 2020, a nova possibilidade começa a valer, mas terá uma restrição. Os membros da equipe esportiva (narradores e comentaristas) ficam livres para fazer ações de conteúdo e parcerias com marcas diversas, mas em relação a campanhas publicitárias, a utilização desses profissionais fica reservada aos patrocinadores do pacote de Futebol da emissora. A medida foi anunciada na manhã desta terça-feira, 3, em evento realizado na sede da emissora, em São Paulo, para o mercado publicitário. Galvão Bueno, principal nome da equipe de narradores da Globo, deu a informação. “Agora posso contar oficialmente a novidade de que estamos disponíveis a vocês, parceiros do futebol da Globo, para campanhas e outras ações”, disse Galvão à plateia composta por profissionais de agências e de marketing de grandes empresas.

Diretor de negócios integrados da Globo, Eduardo Schaeffer explicou que a proposta é oferecer mais uma opção comercial às marcas que já são parceiras da Globo. “O uso dos talentos ficará voltado às marcas que já são nossas parceiras e que fazem parte do pacote Futebol. Por já conhecerem nosso trabalho, elas ganharão mais uma possibilidade de apresentar ações, desenvolvidas em conjunto com a emissora, com nosso time de narradores e comentaristas”, destacou o executivo.

A regra, que começa a valer a partir do próximo ano, não atrapalharia o projeto “Na Estrada com Galvão”, de que o narrador participou em conjunto com a Volkswagen. Nesse caso, a Globo considera que a marca realizada um projeto de conteúdo (o programa foi exibido no Esporte Espetacular) e não se trata, portanto, de uma ação publicitária convencional.

O plano comercial do Futebol 2020 começa a ser apresentado ao mercado publicitário a partir desta terça-feira, 3. Durante o evento, a Globo não revelou valores das cotas de patrocínio, mas adiantou que pretende ampliar a visibilidade que os patrocinadores terão na emissora. Uma das novidades será a possibilidade de inserção de comerciais locais – antes, as marcas patrocinadoras tinham de exibir os mesmos comerciais, em rede nacional. Agora, poderão fazer adaptações de acordo com as diferentes praças. Aparição no placar, na escalação, nas vinhetas do intervalo e também em todos os desdobramentos nas transmissões no digital, continuarão sendo entregas válidas para a próxima temporada.

“Conversamos muito com nossos parceiros do mercado para entender as demandas que eles tinham em relação ao nosso pacote e procuramos ajustá-las para atender a todos de forma mais eficiente. Temos muitas novidades na entrega de produtos digitais do futebol, que se complementam com a televisão”, promete Schaeffer. Nesse primeiro momento, a apresentação do plano comercial fica restrita aos atuais parceiros do futebol da casa (Ambev, Casas Bahia, General Motors, Hypera Pharma, Vivo e Itaú). Essas mercas devem ter o prazo de um mês para discutir a possível renovação com a emissora. Em 2019, cada uma das cotas de patrocínio do Futebol da Globo teve valor de tabela de R$ 310 milhões.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Meio & Mensagem

Adicionar Comentario

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.