Partida do Grêmio nas oitavas da Libertadores terá transmissão exclusiva no Facebook

A torcida do Grêmio vai ter uma experiência diferente nas oitavas de final da Copa Libertadores. Após sorteio realizado em maio, a Conmebol confirmou que as partidas contra o Libertad serão transmitidas apenas pelo Facebook. Será a segunda vez que o Tricolor não tem qualquer alternativa de transmissão, o que pode ser confuso para os torcedores. A situação faz parte de um acordo entre a empresa norte-americana e o torneio.

Em outubro do ano passado, a Conmebol assinou um contrato com o Facebook pelos direitos de transmissão dos jogos da Libertadores. Foram definidas 26 partidas que teriam acesso exclusivo na rede social. Na fase de grupos, alguns times brasileiros já experimentaram a situação e conseguiram certo sucesso. Números divulgados pela UOL mostram que a partida entre Flamengo e San José, por exemplo, foi acompanhada por cerca de 1 milhão de espectadores online.

Nas oitavas de final, que serão disputadas em julho, a partida entre Grêmio e Libertad foi escolhida para a transmissão online no Facebook Watch, plataforma oficial da empresa. A expectativa é que a audiência consiga atingir, pelo menos, cerca de 800 mil visualizações simultâneas. Este é o número definido pela plataforma como objetivo de sucesso, já que atingiu isso em rodadas decisivas na Liga dos Campeões da Europa.

O primeiro confronto entre Grêmio e Libertad, que será em Porto Alegre, está marcado para acontecer no dia 25 de julho. Já a partida de volta, no Paraguai, será no dia 2 de agosto. As duas equipes já se enfrentaram na fase de grupos, com uma vitória para cada lado. O time paraguaio terminou na liderança do Grupo H, com 12 pontos, enquanto o Tricolor só conseguiu classificação na última rodada, com 10 pontos na segunda posição. A equipe brasileira é favorita para avançar.

Transmissões online

A Copa Libertadores não foi a única competição que ganhou transmissões virtuais. A internet se transformou em uma plataforma para acompanhar jogos e, por isso, está ganhando espaço rapidamente entre os torcedores. A nova plataforma de streaming DAZN, por exemplo, possui os direitos da Copa Sul-Americana e já conseguiu bons números. No início do ano, o jogo entre Corinthians e Racing atingiu cerca de 440 mil torcedores no YouTube.

Além do torneio Sul-Americano, a Netflix do esporte também avançou para alguns torneios nacionais. A empresa britânica realizou um acordo com a Confederação Brasileira de Futebol para transmitir algumas partidas da Série C. A ideia é ganhar espaço no mercado brasileiro aos poucos e, futuramente, conseguir maior audiência. O cenário, que já passa por mudanças, deve ganhar novas alternativas no futuro.

Até mesmo os canais tradicionais, como a SporTV, já utilizam o streaming para as transmissões, e em 2019 deve ganhar mais força. O canal vai transmitir online a disputa do título da Copa América, que tem o Brasil como principal favorito. Os números e cotações online da Betway, no dia 17 de maio, mostravam a Seleção com 40% de chance para ser campeã, enquanto Argentina e Uruguai correm por fora. Ou seja, mais motivos para o torcedor acompanhar o torneio de qualquer maneira.

Facebook e YouTube

O universo dos esportes nunca foi uma prioridade para as redes sociais, no entanto isto também está sofrendo mudanças. Os investimentos da Google com o serviço de streamings tem crescido constantemente, como mostra reportagem da revista Forbes. A empresa investiu mais de US$ 10 milhões na plataforma e espera conseguir bons resultados no futuro, principalmente no quesito audiência.

A empresa de Mark Zuckerberg também não fica longe disso, já que o Facebook também possui investimentos milionários neste tipo de serviço. A ideia é usar a plataforma Watch como uma alternativa aos canais de esportes tradicionais, algo que já está acontecendo no Brasil e na América do Sul com a Copa Libertadores. Enquanto os outros jogos irão disputar audiência na TV, o Facebook manda sozinho com a transmissão gratuita.

Os torcedores só têm motivos para comemorar, já que essa disputa deve acabar com alguns monopólios de transmissão que existem no Brasil, e também em outros lugares do mundo. Essas plataformas online são uma nova opção para acompanhar algum jogo, e com o lado positivo da portabilidade. Basta um smartphone e uma internet para conseguir se conectar em algum dos jogos e torcer.

Adicionar Comentario

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.