TV Brasil Central entra na era da cenografia virtual

Chefe do Núcleo da TBC, Susete Amâncio informa que esse curso complementa o pacote de digitalização da emissora. Ao final, os técnicos estarão aptos a colocar em funcionamento a tecnologia que vai dinamizar a apresentação dos telejornais, com os apresentadores interagindo com gráficos e imagens virtuais, que complementarão as notícias. O curso é desenvolvido nos períodos da manhã e da tarde e dele participam técnicos da área de apoio e artes visuais, câmaras do estúdio, servidores do switchr,  designs gráficos e servidores da computação gráfica.

Segundo João Guimarães, esse é o mesmo sistema utilizado pelas maiores televisões do mundo hoje e é o mais avançado em tecnologia virtual que existe. Ele diz que há três eixos fundamentais que englobam essa parte da tecnologia digital e que atuam para levar ao telespectador o que há de mais avançado na tecnologia da imagem: design, operações e engenharia. 

Toda parte da engenharia já foi instalada, assim como o design, restando agora concluir a parte operacional, com o treinamento que está sendo executado. Com a tecnologia XYNC, ele informa,  os movimentos da câmara, num cenário em chroma-key (tecnologia que anula o fundo onde se projeta a imagem) vai fazer o cenário virtual se tornar real. Para isso, usam-se também câmaras com sensores de infravermelho nas lentes, que permitem um perfeito movimento para a captação das imagens.

Diz ainda que essa tecnologia permitirá que os programas da TBC possam exibir gráficos em tempo real, com a interação do apresentador com as telas projetadas no cenário em chroma-key. A partir do final do curso na sexta-feira, a tecnologia estará totalmente disponível para ser utilizada, o que para ele vai dinamizar sobremaneira a apresentação dos telejornais e programas da emissora, aumentando inclusive a interatividade, o que certamente será um chamariz importante para os telespectadores, porque vai atrair ainda mais a atenção deles.

 

 

 

Adicionar Comentario

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.