TV Brasil Central comemora 44 anos no ar

A TV Brasil Central, emissora da Agência Goiana de Comunicação (ABC), comemora no dia 1º de maio 44 anos no ar. Durante mais de quatro décadas, a emissora esteve presente na cobertura dos principais acontecimentos de Goiás e divulgando as mais importantes manifestações culturais e religiosas do Estado. Os profissionais da TBC, como é chamada hoje, inovaram também na produção de reportagens especiais e na produção de programas próprios, por meio do Departamento de Conteúdo.

Um dos destaques da história da TBC é a cobertura do acidente radioativo com o Césio-137, que ocorreu em Goiânia em 1987 e teve repercussão nacional e internacional. As equipes de reportagem da emissora se desdobraram para mostrar todos os fatos, a atuação dos técnicos da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), o atendimento às vítimas do acidente e os desdobramentos na capital, que afetaram toda a população.

Em seus 44 anos no ar, a TV Brasil Central também tem registrado a vida política e administrativa de Goiás, por meio das ações de suas lideranças, e também dos pioneiros de Goiânia e das personalidades das diversas áreas, tais como cultural, social, esportiva, ambiental, entre outras. O material das décadas de 1980 e 1990 foi recuperado pelo Museu da Imagem e do Som (MIS), depois do incêndio que ocorreu na emissora no final da década de 1990.

Além de contar com extensa relação de reportagens vencedoras de diversos prêmios da imprensa, a TBC sempre foi uma escola para os novos profissionais do jornalismo que estão iniciando no mercado. Grande parte dos jornalistas goianos, – muitos deles depois foram atuar fora de Goiânia, em Brasília, São Paulo e até como correspondente no exterior -, passaram pela redação da emissora como repórteres, produtores ou editores.

Histórico

Na década de 1970, o Governo de Goiás ganhou a concorrência do Ministério das Comunicações para conseguir a concessão de seu canal de televisão, através do canal 13 VHF. Em seguida, adquiriu o terreno para construir a nova emissora e todos os equipamentos necessários, considerados os mais modernos da época. O nome TV Brasil Central foi escolhido como homenagem à homônima Rádio AM do Governo do Estado, fundada em 1950, e também pela posição geográfica de Goiás.

A TV Brasil Central (TBC) entrou no ar em testes em março de 1975 e no dia 1º de maio do mesmo ano foi inaugurada em definitivo, como afiliada à Rede Bandeirantes. Em 1995, a emissora trocou a programação da Rede Bandeirantes pela da TV Cultura de São Paulo. Em 1997, um incêndio ocorrido em sua sede destruiu preciosas imagens da sua trajetória e do arquivo estadual.

Em 2017 a emissora criou o Departamento de Conteúdo, que congrega profissionais responsáveis pela produção de programas próprios.  Atualmente, além de duas edições diárias de Telejornal, a TV Brasil Central produz os programas Todas as Coisas (que debate temas de comportamento com convidados), Tá Logado? (sobre as novidades do mundo digital), Roda de Entrevista (bancada de jornalistas entrevistando um convidado especial) e TBC no Campo (com informações sobre o agronegócio).

TBC Digital

A digitalização da TBC, iniciada em 2011, foi concluída em 2017, em um processo que demandou investimentos de R$ 26 milhões, recursos obtidos por meio de financiamento junto ao Banco do Brasil. O processo envolveu o trabalho de mais de 100 profissionais. Como resultado, desde agosto de 2016 a Televisão Brasil Central está operando totalmente no sistema digital. A inauguração oficial da TBC Digital aconteceu no início de fevereiro de 2018.

 

 

 

 

Comentarios Recentes

Adicionar Comentario

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.