Programa Roda de Entrevista na TBC faz homenagem à Rádio Brasil Central

Nesta terça (26), o Roda de Entrevista, que vai ao ar, na TV Brasil Central, das 20:00 às 21:00 horas, faz uma edição especial, em homenagem à Rádio Brasil Central AM, que comemorou seus 69 anos neste mês de março. Ao invés de enfocar um entrevistado, como costumeiramente faz, o personagem do programa será a própria Rádio, suas histórias e seus avanços ao longo do tempo. São convidados os radialistas e jornalistas Juvêncio Alarcon, Nelsimar Moraes, José Calazans, Luiz Carlos Bordoni, Francielly Oliveira e Jorge Nascimento.

A Rádio Brasil Central AM tem sua trajetória ligada à Marcha para o Oeste, implementada por Getúlio Vargas com o intuito de ocupar e desenvolver a parte Oeste do Brasil. Nos seus primórdios, a Rádio Brasil Central AM desempenhou o importante papel de apoiar a construção de Brasília. Foi um dos primeiros veículos de comunicação a transmitir ao vivo a instalação da nova capital do Brasil, em 21 de abril de 1960. Ela permanece, ainda hoje, como uma das mais importantes vozes de Goiás e do Centro-Oeste nas ondas do rádio, agora ampliada também pela internet.

No dia 3 de março de 1950 foi fundada, pelo então governador Coimbra Bueno, a Rádio Jornal Brasil Central S/A. Seu principal objetivo era lutar pela transferência da capital federal do Rio de Janeiro para o Planalto Central Goiano. Seu slogan era: Rádio Brasil Central, Fundação Coimbra Bueno. Pela mudança da Capital Federal para o Planalto Central.

Em 1962, a emissora foi adquirida pelo Governo Estadual, passando a integrar o Consórcio de Empresas de Radiodifusão e Notícias do Estado (Cerne), junto com a Imprensa Oficial do Estado. Naquele mesmo ano, mudou de nome e passou a ser somente Rádio Brasil Central.

Em outubro de 1997, ocorreu um incêndio na sede do antigo Cerne, que atingiu e destruiu parte dos estúdios das Rádios e da TV Brasil Central, todas integrantes do Consórcio, hoje Agência Brasil Central (ABC). Isso, no entanto, não tirou a rádio do ar, embora ela tenha funcionado durante um período de forma precária.

O Mundo em sua Casa – Entre outros programas importantes, a emissora transmite um dos noticiosos mais tradicionais do Estado, “O Mundo em sua Casa”, de segunda a sábado, às 7 horas da manhã. É um programa de grande audiência e credibilidade, produzido por uma equipe de jornalistas respeitados, autores de reportagens que conquistaram muitos prêmios da imprensa goiana.

As décadas de 1970 a 1990 foram o auge da equipe de esportes da Rádio Brasil Central. Nessa época, a emissora contava com os maiores nomes da crônica esportiva do Estado. Denominada Escrete de Ouro, tinha como slogan: O Esporte Anda e a Rádio Brasil Central Comanda. Na retaguarda, havia o Escrete de Som, responsável pela parte técnica da emissora.

Nos dias de hoje, a programação da Rádio Brasil Central AM tem penetração em todo o Brasil, através das Ondas Curtas, da Onda Tropical e da Onda Média. A programação é divulgada também pela internet, através do endereço www.radiobrasilcentral.com.br e o mesmo ocorre também com a RBC FM pelo www.rbcfm.com.br, abrangendo o mundo todo por esta rede mundial. Diariamente, ouvintes da RBC enviam retorno de países como Japão, Cuba, Finlândia, Estados Unidos, Argentina, Itália, Portugal e Bélgica, entre outros.

O Goiás Caboclo, apresentado por Jason Abrão, no domingo, das 7 às 12 horas, é um dos programas de referência da emissora. Ele é tradicional e recebe dezenas de participações de ouvintes, não só do Brasil, como do mundo todo, reforçando o poder de comunicação da emissora de rádio goiana.

RBC FM – A RBC FM, outra emissora de rádio da ABC, foi instalada no dia 3 de março de 1973, quando a Rádio Brasil Central AM completava 23 anos. A FM, que comemora agora 46 anos, chegou com o compromisso de oferecer aos ouvintes música de qualidade, ao mesmo tempo em que promove a cultura e os artistas goianos. Além de programas musicais de qualidade, a FM transmite também “O Mundo em Sua Casa”, em conjunto com a AM, e o noticiário RBC Notícias, de segunda a sexta-feira, sempre às 18 horas.

As duas emissoras de rádio da Agência Brasil Central (ABC), AM e FM, cada uma à sua maneira, têm contribuído para divulgar as notícias, a cultura e as músicas goianas, levando aos ouvintes informação e entretenimento de qualidade. São, portanto, valiosos patrimônios do setor da comunicação de Goiás.

 

 

 

 

 

Comentarios Recentes

Adicionar Comentario

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.