Rádio Brasil Central AM comemora 69 anos no ar

Neste domingo, dia 3 de março, a Rádio Brasil Central AM 1270 completa 69 anos e a RBC FM 90,1 faz 46 anos.

São quase sete décadas cumprindo a missão de promover a integração do Centro-Oeste ao restante do País e a valorização da cultura goiana.

Nos seus primórdios, a Rádio Brasil Central AM desempenhou o importante papel de apoiar a construção de Brasília e o processo de interiorização do desenvolvimento econômico do Brasil, a chamada Marcha para o Oeste. E permanece, até os dias atuais, como a voz de Goiás e do Centro-Oeste nas ondas do rádio.

No dia 3 de março de 1950 foi fundada, pelo então governador Coimbra Bueno, a Rádio Jornal Brasil Central S/A. Seu principal objetivo era lutar pela transferência da capital federal do Rio de Janeiro para o Planalto Central Goiano. Seu slogan era: Rádio Brasil Central, Fundação Coimbra Bueno. Pela mudança da Capital Federal para o Planalto Central.

Quando Brasília foi inaugurada, no dia 21 de abril de 1960, a Rádio Brasil Central esteve presente, fazendo uma cobertura especial da solenidade e das festividades, transmitindo a celebração da primeira missa em Brasília para todo o País. Em 1962, a emissora foi adquirida pelo Governo Estadual, passando a integrar o Consórcio de Empresas de Radiodifusão e Notícias do Estado (Cerne), junto com a Imprensa Oficial do Estado. Naquele mesmo ano, mudou de nome e passou a ser somente Rádio Brasil Central.

Em outubro de 1997, ocorreu um incêndio na sede do antigo Cerne, que atingiu parte dos estúdios das Rádios e da TV Brasil Central, todas integrantes do Consórcio, hoje Agência Brasil Central (ABC). As chamas destruíram equipamentos, e parte da estrutura e da memória da emissora. Mas isso não tirou a rádio do ar, embora ela tenha funcionado durante um período de forma precária.

O Mundo em sua Casa

Em 2004 foram inaugurados os novos estúdios que trouxeram mais qualidade para as transmissões da Rádio Brasil Central. A emissora transmite um dos noticiosos mais tradicionais do Estado, O Mundo em sua Casa, de segunda a sábado, às 7 horas da manhã. O programa é produzido por uma equipe de jornalistas respeitados, autores de reportagens que conquistaram muitos prêmios da imprensa goiana.

As décadas de 1970 a 1990 foram o auge da equipe de esportes da Rádio Brasil Central. Nessa época, a emissora contava com os maiores nomes da crônica esportiva do Estado. Denominada Escrete de Ouro, tinha como slogan: O Esporte Anda e a Rádio Brasil Central Comanda. O Escrete de Ouro era detentor de índices de audiência que ultrapassavam os 80% em todas as pesquisas. A equipe foi completa para a cobertura da Copa do Mundo de 1990 da Itália, com 14 profissionais.

Nos dias de hoje, a programação da Rádio Brasil Central, além de Goiás (com destaque para a região de Doverlândia), registra audiência expressiva nos Estados do Tocantins, Pará (Rondon), Bahia (Chapada Diamantina) Mato Grosso (Nova Xavantina), interior de São Paulo, Minas Gerais (Uberlândia, Resplendor e Eugenópolis), Paraná (como Curitiba e Jataizinho), Maranhão (Alto Parnaíba), Pernambuco e Ceará.

Atualmente, o Goiás Caboclo, apresentado por Jason Abrão, das 7 às 12 horas, é um dos programas de referência da emissora. Ele é tradicional e recebe diariamente dezenas de participações de ouvintes, não só do Brasil, como do mundo todo, reforçando o poder de comunicação da emissora de rádio goiana.

RBC FM

A RBC FM, outra emissora de rádio da ABC, foi instalada no dia 3 de março de 1973, quando a Rádio Brasil Central AM completava 23 anos. A FM chegou com o compromisso de oferecer aos ouvintes música de qualidade, ao mesmo tempo em que promovia a cultura e os artistas goianos.

Nesse período, alguns programas de destaque da RBC FM foram: Voo Livre, Instrumental 90,1, A Noite é Nossa, Programa Sílvio José, Paradão RBC, Programa Barbosinha, Programa Sandes Júnior e Turma da Felicidade. O programa Soltando as Feras foi um diferencial, ao apresentar o melhor do jazz, blues e fusion.

Atualmente, a RBC transmite programa Estação Black Music aos sábados; e Raízes do Brasil aos domingos. E também o noticiário RBC Notícias, de segunda a sexta-feira, sempre às 18 horas. Nesses 46 anos de existência, a emissora mantém sua marca, de oferecer aos ouvintes programação musical de qualidade.

As duas emissoras de rádio da Agência Brasil Central (ABC), AM e FM, cada uma à sua maneira, têm contribuído para divulgar as notícias, a cultura e as músicas goianas, levando aos ouvintes informação e entretenimento de qualidade. São, portanto, valiosos patrimônios do setor da comunicação de Goiás.

 

 

 

 

 

Comentarios Recentes

  1. Linda história das duas rádios. Pra quem como eu que ama rádio, essas irmãs são referências! Só acho que a RBC FM, poderia tocar apenas músicas nacionais. Quem sabe uma vez por semana ter um programa de música estrangeira. De qualquer forma, as programações estão boas.

Adicionar Comentario

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.