Globo deixa de transmitir programação no Japão

A IPCTV, afiliada da Globo no Japão, anunciou nesta quinta-feira (21) que deixará de transmitir o sinal da emissora carioca para todo o país ao fim do mês de março. Segundo a IPC World, dona da emissora, a decisão foi do Grupo Globo.

No comunicado, a emissora celebra os 22 anos de história da Globo no país asiático e diz que o canal está em busca de novos modelos de negócio para explorar no país, e que isso causou o fim da parceria.

“A IPC World informa que a transmissão do sinal internacional da TV Globo no Japão vai se encerrar de acordo com o calendário abaixo.

Como parte de um movimento de mudança e de novos modelos de negócio, informamos que a partir do dia 31 de março de 2019, deixaremos de transmitir o canal Globo no Japão por tempo indeterminado. Fica aqui o nosso agradecimento a cada assinante, pelo carinho durante os 22 anos de transmissão”, diz um trecho do comunicado.

O IPC também afirmou que o sinal da Globo ficará suspenso por tempo indeterminado a partir do dia 31 de março, quando deixará de transmitir a Globo para todo o país. Ainda não existe previsão, nem negociações para o restabelecimento da Globo no país.

Isso não vai influir na cobertura diária de fatos no Japão. Carlos Gil, atual correspondente, vai continuar por lá, mas entrando de um escritório que será aberto pela Globo para entradas ao vivo e edição de matérias para o Brasil.

Desde 1995 no ar, a IPCTV virou a primeira afiliada da Globo fora do Brasil, tendo uma base grande de assinantes devido a alta colônia brasileira no Japão. Até pouco tempo, havia até mesmo um jornal local com notícias brasileiras para a colônia, chamado de “JPTV”.

Confira o comunicado completo: 

“Prezado Assinante,
A IPC World informa que a transmissão do sinal internacional da TV Globo no Japão vai se encerrar de acordo com o calendário abaixo.

Como parte de um movimento de mudança e de novos modelos de negócio, informamos que a partir do dia 31 de março de 2019, deixaremos de transmitir o canal Globo no Japão por tempo indeterminado.

Fica aqui o nosso agradecimento a cada assinante, pelo carinho durante os 22 anos de transmissão.

Data de encerramento
• Skyperfectv! Canal 514: encerramento 30 de março de 2019
• Hikari Box, Amazon FireTV: encerramento 30 de março de 2019
• IPC+TV: encerramento 31 de março de 2019

A história começa em meados da década de 1990. Época em que a cada dia, centenas de brasileiros chegavam ao Japão com sonhos.
Depois de um duro dia de trabalho, chegar em casa, ligar a TV e não entender quase nada (ou absolutamente nada) fazia aumentar ainda mais a saudade de casa.

Nessa época, a IPC procurou formas de diminuir essa distância, e decidiu trazer o sinal da TV Globo. Esse sinal saía do RJ, atravessava 20 mil quilômetros e chegava diretamente à casa de dezenas de milhares de famílias brasileiras. Nascia então a IPCTV!

Ao entrar em casa, fechar a porta e ligar a televisão, esses 20 mil quilômetros se reduziam a distância entre o sofá e a tela da TV!

E a nossa meta não se restringia somente em amenizar a saudade do Brasil. Era também facilitar a tão difícil estadia em solo nipônico através da produção de inúmeros programas.

Por 22 anos, os brasileiros no Japão se informaram através dos telejornais, se divertiram com os programas, torceram pelos seus times e se emocionaram com as novelas simultaneamente com os amigos e familiares que ficaram no Brasil. E isso tudo sem falar da emoção em assistir pela primeira vez o Jornal Nacional pontualmente às oito e meia da noite, da mesma forma que era no Brasil.

Nós, funcionários e ex-funcionários da IPCTV, podemos dizer com orgulho que cumprimos com nosso objetivo até hoje. Agora, passamos o bastão para a internet, que realiza a função de continuarmos antenados com que acontece lá do outro lado do planeta.

A você que nos acompanhou mesmo que por um único dia, ou por mais de duas décadas, o nosso muito OBRIGADO!”

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Na Telinha

Adicionar Comentario

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.