Sinal analógico da TV será desligado em quatro Estados do Brasil

O sinal analógico da televisão será desligado a partir desta quarta-feira (28) em quatro Estados do Brasil: São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Paraná. Segundo a Anatel, a recomendação foi feita pelo Grupo de Implantação da TV Digital (Gired) nesta terça (27) ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC) e o cronograma do desligamento já será iniciado.

A aceitação do ministério é apenas protocolar, segundo a Anatel, já que a pasta participa das reuniões do grupo e está envolvida na decisão de desligar o sinal. O cronograma adotado pela Anatel será o seguinte:

Interior de SP:desligamento começa dia 28/11 e termina em 12/12
Interior do RJ: desligamento começa dia 28/11 e termina em 12/12
Sul do RS: será desligado dia 28/11
Oeste do PR: será desligado dia 28/11

Segundo pesquisa recente da Ibope Inteligência, 92% da população do oeste do Paraná já conta com o sinal digital. O número no sul do Rio Grande do Sul é de 90%, enquanto no interior de São Paulo é de 89% e no interior do Rio de Janeiro é de 87%. A pesquisa projeta que no dia 28/11 o número necessário de 90% seja atingido em SP e no RJ.

O desligamento do sinal analógico possibilita a liberação da faixa de 700 MHz, que é atualmente ocupada por canais de TV aberta. A frequência permite ampliar o serviço de telefonia 4G no Brasil.

Beneficiários de programas sociais do Governo (como Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida e o Tarifa Social de Energia Elétrica) têm direito ao recebimento de um kit gratuito com antena e conversor da TV digital. A retirada do kit pode ser agendada por  este site ou pelo número 147.

A lista completa de cidades afetadas pelo desligamento atual pode ser encontrada no cronograma do MCTIC.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Uol

Adicionar Comentario

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.