Adiado desligamento da TV analógica em três capitais

O sinal de TV analógica será desligado nesta terça-feira (14) em quatro capitais brasileiras: Macapá (AP), Porto Velho (RO), Palmas (TO) e Cuiabá (MT). A Anatel esperava que mais três cidades migrassem para a TV digital, mas isso precisará ser feito depois das eleições.

As capitais Rio Branco (AC), Campo Grande (MS) e Boa Vista (RR) vão desligar a TV analógica em 31 de outubro, “dando mais tempo para população adquirir os conversores de sinal”, diz a Anatel.

Elas não atingiram o mínimo de 90% de domicílios com suporte ao sinal digital, seja integrado à TV ou por meio de conversor. Este é um requisito exigido pelo Gired (Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV).

O governo distribui conversores gratuitamente para beneficiários de programas sociais como Bolsa Família e Minha Casa Minha Vida. O kit também inclui antena e controle remoto; é possível solicitá-lo na página do Seja Digital ou pelo telefone 147.

O switch-off da TV analógica serve para liberar a frequência de 700 MHz. A Anatel autorizou o uso desse espectro para o 4G em todas as capitais. Mas nas cidades que não migraram para o sinal digital, as operadoras poderão realizar apenas testes de mitigação, que detectam interferências na TV ou na rede de outras operadoras.

Nesta terça-feira (13), a TV analógica será desligada nos seguintes locais:

  • Amapá:Macapá, Mazagão e Santana
  • Mato Grosso:Cuiabá, Acorizal, Jangada, Nossa Senhora do Livramento, Santo Antônio do Leverger e Várzea Grande
  • Rondônia:Porto Velho e Candeias do Jamari
  • Tocantins:Palmas, Barrolândia e Porto Nacional

E, em 31 de outubro, ocorrerá o switch-off nestas cidades:

  • Acre:Rio Branco, Bujari e Senador Guiomard
  • Mato Grosso do Sul:Campo Grande e Terenos
  • Roraima:Boa Vista e Cantá

 

 

Adicionar Comentario

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.