Rádio mais antiga de Porto Velho, Caiari migra para o FM

A partir do próximo dia 15 de agosto, a rádio mais antiga de Porto Velho, Caiari, faz a migração de AM para FM e passa a operar na frequência 103.1. A sintonia FM já está no ar retransmitindo a Rádio Aparecida, de São Paulo.

A Caiari está no ar há 56 anos e está reformulando a programação para o público, mas mantendo a essência religiosa. Em todo o estado de Rondônia, 7 emissores já fizeram a migração.

Essencialmente Católica, a Rádio Caiari manterá, em seus produtos, as bases de sua filosofia a serviço da informação com credibilidade, educação, cultura, evangelização e boa música.

Para o diretor da emissora, padre Geraldo Siqueira, a migração aconteceu após surgir a necessidade e adequação da rádio se tornar FM. “Com muita perseverança e luta nós conseguimos concretizar esse sonho que era antigo, com uma programação de qualidade e inovadora. Agora, estamos em fase experimental”, afirma.

Além da mudança de faixa, a rádio terá som digital e faz ainda adaptações na infraestrutura do prédio. “Estamos preparando uma vasta programação para os ouvintes, que também terão um sinal de qualidade. Todo esse trabalho é para fazer a Rádio Caiari se tornar uma empresa estruturada. Por isso, são necessárias as adequações no prédio que vai desde a capacitação e contratação de novos funcionários”, destaca o padre.

Para interagir ainda mais com os ouvintes, a produção da rádio irá ampliar os canais de comunicação usando as plataformas digitais. “Será uma forma de interagir mais com a comunidade que poderá mandar sugestão de entrevistados e perguntas para tornar nossa programação ainda melhor, a serviço da cultura, educação e evangelização com credibilidade”, diz o diretor da emissora.

História
A Rádio Caiari surgiu de um sonho do Bispo Dom João Batista Costa. A primeira transmissão ocorreu no dia 18 de abril de 1961, em Porto Velho, no antigo prédio da Faculdade Católica, na Rua Gonçalves Dias e, desde então, trabalha com o objetivo de integrar Rondônia com as demais regiões do país. Além da capital, a frequência atinge os distritos de Jacy-Paraná, Nova Mutum, União Bandeirantes e São Carlos. A rádio também pode ser acompanhada pela internet através do aplicativo.

Segundo a padre, o que marca a história da rádio é o diálogo com a comunidade, o comprometimento com evangelização e a boa música. “A rádio vive um momento muito importante e todas as pessoas de rádio sabem o grande desafio que se tornou as rádios AM durante esses 56 anos”.

A Rádio Caiari, que sempre foi independente, precisa vender espaços comerciais, buscar parceiros para manter a estrutura. “Certos tipos de coisas nós não comercializamos. Aqui, tudo que vem contra a vida também não queremos”, diz.

O ato solene de inauguração está marcado para acontecer no dia 25 de agosto, às 16 horas, na Paróquia Nossa Senhora das Graças, localizada na Avenida Nações Unidas, Bairro Nossa Senhora das Graças. Haverá missa presidida pelo arcebispo Dom Roque Paloschi. Logo em seguida, a população será convidada a conhecer as instalações da rádio.

Rondônia – emissoras que já migraram para FM
88.7 FM – Rádio Educadora – Guajará-Mirim
89.9 FM – Ji-Paraná FM – Ji-Paraná
90.1 FM – Rádio Planalto – Vilhena
91.3 FM – Sociedade Top FM – Espigão d’Oeste
101.7 FM – Rádio Planalto – Ji-Paraná
101.9 FM – CBN – Porto Velho
103.1 FM – Rádio Caiari – Porto Velho

 

 

 

 

Adicionar Comentario

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.