Diretos do Italiano e Francês não foram comprados por nenhuma emissora no Brasil

Às vésperas do início da temporada do futebol europeu, os campeonatos Francês e Italiano correm o risco de sumir da televisão brasileira. Até agora, nenhuma emissora do país comprou os direitos de transmissão dos torneios que começam em agosto.

Nem a ida de Cristiano Ronaldo para a Juventusda Itália, e a permanência de Neymar no Paris Saint-Germain, que terá ainda o campeão do mundo Mbappé, fizeram com que as televisões topassem pagar os valores cobrados pelas empresas donas dos direitos.

O PSG estreia em casa na temporada 2018/19, contra o Caen, no dia 12 de agosto, um domingo. Na Itália, a Juventus começa sua campanha atrás de mais um título em Verona, contra o Chievo, no dia 18 de agosto. O clube de Turim é o atual heptacampeão italiano.

“Existe uma insegurança do mercado em geral diante de valores inflados [de venda dos direitos]”, diz Danyel Braga, diretor de Novos Negócios da CSM Golden Goal, empresa de gestão esportiva que faz parte do grupo Chime, um dos cinco maiores no setor.

De acordo com o executivo, fatores como a crise financeira no país e o fato de este ser um ano de Copa do Mundo dificultam ainda mais grandes investimentos.

As ligas da Itália e da França não vendem diretamente os direitos de transmissão para as emissoras brasileiras.

O Campeonato Italiano foi repassado para a IMG, uma das gigantes do setor esportivo, que negocia diretamente com as redes brasileiras. Já o Francês é vendido pela agência beIN, grupo do Qatar que comprou os direitos.

“Por mais que a conjuntura seja difícil, o mais provável é que ainda ocorra nestes campeonatos importantes um acerto positivo entre os dois lados [empresas e televisões]”, afirma Braga, que avalia que os preços de venda dos campeonatos terão que ser recalculados.

O Italiano é transmitido no Brasil desde a década de 1980. Antes da TV a cabo, foi exibido em emissoras abertas como Band e Globo.

O Francês passou a ser exibido de forma mais sistemática a partir de 2004. Primeiro, na BandSports.

Além dos dois torneios nacionais sem transmissão confirmada, a Liga Europa, segunda competição mais importante da Uefa (entidade que comanda o futebol na Europa), também não tem previsão de ser transmitida no Brasil.

Nenhuma emissora fechou o contrato para exibir o torneio de clubes, que já está em disputa. A fase de grupos começará em setembro.

A Copa do Rei, na Espanha, que começa no dia 5 de setembro, e a Copa da Inglaterra, que estreia no dia 10 de agosto, também não tiveram os direitos comprados por nenhuma emissora brasileira.

No Brasil, SporTV, Bandsports, Fox Sports, Esporte Interativo e ESPN disputam o mercado de televisão fechada.

Procuradas, as emissoras de televisão informaram que não comentam negociações em andamento.

O Grupo Globo, dono da SporTV, vai priorizar os campeonatos disputados no Brasil, além da seleção brasileira, que disputará amistosos em 2018 e a Copa América em 2019, no próprio Brasil.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Folha de São Paulo

Adicionar Comentario

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.