Copa do Mundo: Onde os serviços de streaming ao vivo podem melhorar?

A Copa do Mundo da Rússia foi um torneio muito interessante, pois os fãs tiveram a oportunidade de assistir aos jogos através de transmissões ao vivo aprimoradas e em alta definição.

IMAGE SOURCE: Pexels.com

Nos últimos anos, esta opção de alta definição em transmissões ao vivo demandou melhores tecnologias de compressão e transmissão de dados a serem desenvolvidas, mas desde há algum tempo várias melhorias já foram feitas nesses aspectos. Empresas como a SporTV, criaram sistemas dedicados para cobrir os jogos em 4K, e para que esta tecnologia seja utilizada em seu potencial máximo uma conexão de internet de alta velocidade é um dos principais requisitos. A emissora britânica BT começou a testar as transmissões do esporte ao vivo em 4K em 2015, e a Sky seguiu um ano depois, mas para esta edição da Copa do Mundo a emissora japonesa NHK desenvolveu uma tecnologia chamada hybrid-log gamma (HLG), que melhora a alta faixa dinâmica (HDR) das cores nas transmissões, fornecendo uma imagem mais clara e mais detalhada, que é transmitida a 50 quadros por segundo em vez dos 25 quadros por segundo normais.

Vídeo ao vivo não é só futebol

Quando se trata de streaming de vídeo ao vivo pela internet, a Copa do Mundo não é a única concorrente, já que vários outros serviços têm aproveitado as melhorias que chegaram a esse cenário. Um dos exemplos mais conhecidos é o Twitch, a popular plataforma de streaming ao vivo para gamers que também inclui vídeo on-demand, e ajuda seus usuários a assistir a qualquer coisa que eles gostem diretamente de seus consoles e computadores. O YouTube também tem o recurso de vídeo ao vivo, chamado YouTube Live, e oferece várias vantagens para os criadores, como ferramentas de análise e bate-papos ao vivo. A Betway tem sua plataforma de jogos ao vivo, usando vídeo interativo para permitir que seus usuários desfrutem de jogos como Blackjack, Roleta ou Dream Catcher em alta definição. Por outro lado, o Facebook aproveitou sua plataforma de mídia social para permitir que seus mais de 2 bilhões de usuários compartilhem transmissões ao vivo em seus perfis, além de também interagir com os espectadores em tempo real. Sendo um concorrente direto do Facebook na mídia social, o Periscope é um aplicativo de transmissão ao vivo que se integra ao Twitter e permite que os criadores de conteúdo recebam notificações sobre seguidores e comentários, além de permitir que os espectadores acessem a repetições de vídeo marcadas pelos criadores. Finalmente, o USTREAM é uma plataforma que permite que seus usuários transmitam seus eventos ao vivo, bem como shows online, com acesso direto à mídia social, e a opção de adicionar gráficos e apresentações, que atraíram a atenção de empresas como a NASA, para criar canais e distribuir conteúdo por essa plataforma.

IMAGE SOURCE: Pixabay.com

O que pode ser esperado para o futuro das transmissões ao vivo?

As transmissões ao vivo tiveram várias melhorias nos últimos anos e, com a adição de melhorias incrementais nas conexões de velocidade da Internet e na transmissão de dados, as opções também estão se expandindo. Um exemplo é que, para a edição de 2018 da Copa do Mundo, a empresa britânica BBC, ofereceu exibições em realidade virtual (VR) de 33 jogos por meio de um aplicativo dedicado, que foi disponibilizado para seus usuários registrados para smartphones Android e iOS, bem como no Oculus Rift e Playstation VR. Este aplicativo permitiu aos usuários mudar de local para obter a visão de uma “camarote privado de luxo” no alto ou por trás de qualquer um dos gols. Enquanto muitos especialistas veem o 4K e o HDR como uma evolução natural das transmissões normais de hoje, há dúvidas se o VR se tornará mainstream da mesma maneira, porque as vendas de óculos e aparelhos dedicados, foram mais fracas do que o previsto originalmente, e o conteúdo tem sido limitado – muitas vezes por causa do custo adicional envolvido na criação. Com o constante aprimoramento e adoção de novas tecnologias, tanto para criar quanto para assistir transmissões ao vivo, os conteúdos disponibilizados para streaming ao vivo em plataformas como Facebook ou Twitch atingirão a qualidade 4K de imagem que empresas como a Netflix ou o Globo já oferecem em seus conteúdos de transmissões pré-gravadas. Conforme relatado pelo Gizmodo, o conteúdo disponível em 4K requer maior velocidade de internet e ainda precisa melhorar suas tecnologias de transmissão de dados, então a tecnologia HLG desenvolvida pela emissora japonesa NHK pode ser um recurso muito útil para ser usado globalmente no futuro.

IMAGE SOURCE: Cobra.fr via Facebook

Há várias áreas com oportunidade de melhoria quando se trata de transmissão de vídeo ao vivo, mas com a participação incremental de espectadores e criadores, a gama de aplicativos para essa ferramenta vai além da Copa do Mundo.

Adicionar Comentario

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.