Sinal digital chega a mais de 12 milhões de pessoas do Norte e Nordeste

Doze milhões de moradores de 90 cidades das regiões Norte e Nordeste do Brasil já contam exclusivamente com o sinal digital de televisão.

O novo sinal, mais nítido, sem interferências e com melhor qualidade de áudio, chegou aos municípios nos primeiros segundos desta quinta-feira (31). O desligamento do sinal analógico aconteceu após intenso trabalho da Seja Digital, empresa responsável pela digitalização da TV no Brasil, que realizou dezenas de feirões digitais e contou com as equipes da Patrulha Digital, visitando e orientando a população de todas as regiões atingidas.

Pesquisa Ibope divulgada na terça-feira (29) mostrou que todas as cidades atingiram o percentual mínimo exigido pelo governo federal para o fim das transmissões analógicas – de 90% dos lares aptos a receber o sinal digital de TV.

Em João Pessoa e outros 12 municípios da Paraíba, 95% dos domicílios estão preparados para o novo sinal. Aracaju e 16 cidades de Sergipe alcançaram 93% de residências aptas para o sinal digital. Em seguida, aparecem Natal (RN), Maceió (AM), Teresina (PI) e cidades vizinhas, com 92%. Manaus (AM) e Belém (PA) atingiram 91%.

“O resultado mostrou que a população dessas cidades entendeu a importância de digitalizar seus aparelhos de televisão. Todos os feirões digitais bateram recorde de vendas. Os voluntários da Patrulha Digital percorreram todas as ruas da cidade. Vamos continuar trabalhando para que 100% da população continue tendo em suas casas as informações, serviços e entretenimento gratuitos que apenas a TV aberta oferece”, afirma o diretor geral da ABERT, Cristiano Lobato Flores.

Ao comemorar o resultado alcançado, o diretor de Projetos Especiais da TV Globo, André Dias, que ajuda na formação das equipes da Patrulha Digital, ressaltou a entrega e o engajamento dos alunos do SENAI e dos comerciantes para que o desligamento do sinal efetivamente ocorresse dentro do cronograma previsto. “O trabalho, em algumas regiões, foi mais complexo, já que precisávamos atingir a população ribeirinha que fica distante do centro urbano. Em muitas cidades, chegamos de barco, com o apoio da Marinha. Isso foi fantástico e todos estão de parabéns”, afirma Dias.

Com a chegada do sinal digital nestas regiões, em todo o país, cerca de 90 milhões de brasileiros assistem TV apenas com o sinal digital. Até o fim de 2018, o novo sinal estará nas residências de mais de 125 milhões de pessoas.

 

 

 

Adicionar Comentario

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.