Campeonatos Paulista e Carioca 2018: A repercussão das finais nas mídias sociais

Em levantamento especial, o IBOPE Repucom apurou o volume de comentários sobre os últimos jogos das finais dos campeonatos paulista e carioca de 2018. Levando em consideração os comentários feitos no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube no último domingo, 8, a disputa entre Palmeiras e Corinthians somou mais de 620 mil comentários, sendo 67% do total com menções ao campeão Corinthians. A final disputada entre Vasco e Botafogo pelo Campeonato Carioca também gerou mais de meio milhão de comentários, 518 mil no total. A divisão dos comentários sobre a final carioca foi acirrada, pouco mais da metade do volume total fazia menção ao Vasco e 46% ao campeão Botafogo.

Isolando os volumes de comentários realizados no pré-jogo, durante a partida e no pós-jogo, é possível identificar um crescimento natural do volume de comentários sobre os times que se sagraram campeões estaduais em 2018. O volume de comentários com menções aos vice-campeões no pós-jogo, em relação ao período pré-jogo, mesmo considerando brincadeiras e provocações entre torcedores, registrou uma queda média de 13%. O Palmeiras era mencionado em 37% dos posts no período pré-jogo e viu sua participação cair para 31% após a partida, enquanto o Vasco passou de 59% de participação para 50% após a final carioca.

Sobre a pesquisa

O Social Media Intelligence é uma consultoria através de relatórios customizados ou acesso à plataforma de listening para investigação e monitoramento estratégico de qualquer tema/assunto de interesse nas mídias sociais. A solução oferece eficiência na identificação de localização geográfica e do perfil demográfico dos autores dos posts em mídias sociais, análise de usuários relevantes e principais influenciadores, classificação e análise de sentimento organizado por temas de interesse. A pesquisa abrange todo o universo de posts no Brasil e no mundo relacionados ao tema pesquisado.

Sobre o IBOPE REPUCOM 
Especialista em pesquisa de marketing esportivo e patrocínio, o IBOPE Repucom oferece soluções que permitem, dentro do segmento esportivo, o monitoramento de ações em eventos, planejamento de anunciantes de mídia, estudos analíticos sobre comportamento e consumo esportivo e outros indicadores de performance para mensurar o retorno de campanhas e ações.

 

 

 

 

 

Adicionar Comentario

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.