03 de Março aniversário da Rádio Brasil Central AM e RBC FM

Três de março marca a data do aniversário da Rádio Brasil Central AM que completa 68 anos e da RBC FM, 45 anos.

Depois de longo período com pouca visibilidade, as Rádios estão voltando para onde nunca deveriam ter saído, ou seja, estão resgatando seu jornalismo forte, ágil, com participação popular e ampla cobertura com matérias ao vivo em Goiânia e também pelo Estado.

Segundo o presidente da Agência Brasil Central (ABC) João Bosco Bittencourt, as mudanças já chegaram no jornalismo das rádios. O tradicional jornal falado “O Mundo Em Sua Casa” – o jornalístico que vai ao ar às 7 horas, passa ter entradas ao vivo de forma sistemática todos os dias de Brasília e de qualquer ponto de Goiânia, com reportagens nos bairros da capital para apresentar a notícia na hora que ela acontece. Ele lembra também, que o programa jornalístico, O Mundo Em Sua Casa vai ser transmitido por uma rede de 100 rádios no interior de Goiás e contará com correspondentes em 50 municípios. “E acho importante essa abertura para outros veículos. Com ela fica mais fácil e também mais consistente a ampliação das coberturas. “Sabemos que nos últimos anos, o jornalismo do Sistema Brasil Central de Rádio foi o mais premiado em diversas modalidades de matérias. Precisamos divulgar isso. O intercâmbio de emissoras é um bom caminho”, disse ele.

Rádio Brasil Central AM

Foi a quarta emissora a ser implantada em Goiás com alcance fora do país por meio das ondas curtas com muita história para contar. Foi fundada por Coimbra Bueno em 3 de março de 1950, e surgiu como “Rádio Jornal Brasil Central S/A”. Seu principal objetivo era lutar pela transferência da capital federal, na época o Rio de Janeiro, para o Planalto Central Goiano. Seu slogan era “Rádio Brasil Central, Fundação Coimbra Bueno. Pela mudança da Capital Federal para o Planalto Central”. Quando Brasília foi inaugurada, em 21 de abril de 1960, a Rádio Brasil Central esteve presente, fazendo uma cobertura especial da solenidade e das festividades, transmitindo a celebração e também a primeira missa em Brasília para o país inteiro. Em 1962, a ainda chamada “Rádio Jornal Brasil Central S/A” foi adquirida pelo Governo Estadual, passando a ser uma das empresas do CERNE – Consórcio de Empresas de Radiodifusão e Notícias do Estado de Goiás – que também possuía a Imprensa Oficial de Goiás. Nesse ano a rádio mudou de nome, passando a ser somente Rádio Brasil Central.

RBC 90,1

A RBC 90,1 foi instalada em 03 de março de 1973, quando a AM completava 23 anos. A FM chegou com o compromisso de oferecer aos ouvintes, música ambiente de primeira qualidade, suave e de bom gosto. Uma opção, por exemplo, para as salas de espera dos estabelecimentos estaduais com músicas mais tranquilas. Mas a rádio cresceu, se modernizou e logo abriu espaço para os artistas goianos no meio musical e de outros setores artísticos. É sem dúvidas, a rádio que mais toca cantores goianos. Uma emissora voltada para a cultura do Estado e ampla participação da produção musical dos cantores regionais.

 

 

 

 

Adicionar Comentario

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.