Governador Marconi Perillo inaugura digitalização da TV Brasil Central

Nesta sexta-feira, 02, o governador Marconi Perillo inaugura oficialmente a digitalização da TV Brasil Central, emissora afiliada da TV Cultura, em Goiás. A partir de agora, a TBC consolida uma nova fase de transmissão, ou seja, entra no ar oficialmente o sinal de transmissão em sistema full HD, deixando a emissora goiana no mesmo nível elevado de qualidade. Fica para trás, definitivamente, os ruídos, chuviscos e fantasmas que, em se tratando de sinal analógico, podem aparecer na telinha do aparelho televisor.

TV Nova

Segundo a diretora de Telerradiodifusão, Abadia Lima, o processo de digitalização da TBC começou a ser discutido exaustivamente há tempos, mas só em 2011 é que efetivamente foi dado o grande passo rumo a este importante avanço tecnológico. “A caminhada rumo à essa modernização da TBC começou quando fomos atrás de financiamento, em busca de uma empresa especializada em projetos de digitalização no mercado por meio de licitação”, relembra a diretora.  A vencedora do processo de licitação para executar o projeto foi a Aurin Consultoria de Telecomunicações, de São Paulo.

Para custear todo processo de digitalização, o governo de Goiás investiu R$ 26 milhões, recursos obtidos por meio de financiamento junto ao Banco do Brasil. Primeiramente foi feita a reforma do prédio, em seguida as instalações elétricas, acústicas, além do sistema de refrigeração. Na sequência, todo o espaço físico foi adaptado para atender às necessidades de uma TV digital.

Abadia Lima, lembra que a maioria dos equipamentos de última geração que estão instalados e colocam a TBC na era digital, são importados. São três estúdios novos, com ilhas de edição digitais instaladas na parte superior dos estúdios. A sala de redação, cinegrafia e as salas da gerência também foram reformadas.

Interior

Em Goiânia, a melhora da qualidade da imagem da TBC foi percebida desde 2013 com a instalação do transmissor digital em sua torre localizada no Morro do Mendanha. Ao todo, o sinal analógico da emissora chega em 133 municípios do Estado. Desses, 4 cidades já recebem o sinal digital, Anapólis, Formosa, Jandaia e Santa Helena. Outras 50, o Ministério das Comunicações já autorizou a processo digital para ser iniciado. Desses, a ABC já licitou os projetos de implantação do novo sistema em 09 cidades.

Sobre a TBC

A TV Brasil Central, também conhecida como TBC, é uma emissora estatal de televisão brasileira da cidade de Goiânia, Goiás. É afiliada da TV Cultura. A emissora opera no canal 31, digital e o analógico no canal 13.

A emissora surgiu em 1975 e já retransmitiu o sinal da TV Bandeirantes. Desde 79 é afiliada à TV Cultura de São Paulo. A programação está centrada no jornalismo.

Em 2017 foi a criado o Departamento de Conteúdo com a missão de avaliar e reformular a grade de programação e hoje é o responsável por gerir todos os programas da emissora goiana. Os existentes passaram por avaliações e novos programas foram inseridos, como o Tá Logado?, Amor ao Esporte e o Conexão Ambiental.

Segundo Jarleo Barbosa, coordenador do núcleo, a criação do Departamento de Conteúdo foi pensada em função da necessidade de um espaço que centralizasse as produções da TBC de forma integrada e ágil. “Vamos primar pela qualidade de nossas produções. Acompanhamos passo a passo diariamente todo o trabalho das equipes sempre pensando no melhor a ser exibido para o público”, afirma.

Rush de inauguração

Segundo o presidente da Agência Brasil Central, Edivaldo Cardoso de Paula, essa importante inauguração é um marco na comunicação em Goiás, porque coloca a TBC em condições de igualdade em se tratando de sinal de transmissão. A digitalização da TBC faz parte de um rush de entrega de obras pelo governo goiano iniciado no dia 15 de janeiro e que prossegue até o dia 07 de abril, data em que Marconi Perillo deixa o Palácio das Esmeraldas. Daqui até lá, o governador pretende entregar ao menos uma obra por dia nas mais diversas áreas em várias cidades do estado.

Evento: Inauguração da Digitalização da TBC

Dia: 02.02-Sexta-feira

Local: Rua SC-01, nº 299, Parque Santa Cruz

Horário: 11 horas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comunicação ABC

Adicionar Comentario

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.