TV digital chega de forma definitiva em Santos e cidades próximas

O sinal digital de televisão chegará de forma definitiva em Santos (SP) e mais 8 municípios vizinhos nos primeiros segundos da próxima quinta-feira (21).

As cidades da região da baixada santista começaram o desligamento de forma escalonada no dia 30 de novembro, quando pesquisa Ibope apontou que 89,15% dos domicílios estavam preparados para receber o novo sinal. Portaria do governo federal exige que, no mínimo, 90% dos lares estejam aptos à recepção do sinal digital aberto terrestre. Nesta região, mais de 1,8 milhão de pessoas serão beneficiadas com a HDTV gratuíta.
Com o fim das transmissões analógicas na baixada santista, somente em 2017, o sinal digital chegou até agora em 191 municípios, atingindo cerca de 62 milhões de pessoas. O processo de desligamento começou em 2016, em Rio Verde (GO), Brasília e outras nove cidades do entorno do Distrito Federal.
A TV digital também já é realidade nas cidades de São Paulo (SP), Goiânia (GO), Belo Horizonte (MG), Salvador (BA), Fortaleza (CE), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Vitória (ES) e diversos municípios da região metropolitana destas capitais.
TV digital no início de 2018
O próximo ano começa com o desligamento do sinal analógico de TV em Campinas (SP) e 84 municípios próximos e nas 19 cidades da região do Vale do Paraíba (SP), em 18 de janeiro.
As regiões de Franca e Ribeirão Preto, também em São Paulo, Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Porto Alegre (RS) e mais 118 cidades da região sul têm previsão de desligamento do sinal em 31 de janeiro, quando 12 milhões de moradores receberão apenas as transmissões digitais.
Os trabalhos de conscientização da população seguem de forma intensa, já que quem não trocar o aparelho de tubo por um de tela plana, ou instalar um adaptador, ficará sem ver TV.
A Seja Digital tem 900 mil kits digitais gratuitos para entregar nestas regiões com conversor, controle remoto, antena e cabos para distribuir para a população de baixa renda, beneficiária de programas sociais do governo federal, como, por exemplo, Minha Casa Minha Vida, Luz para Todos e Bolsa Família.
Para consultar se o domicílio está inscrito entre os beneficiados e receber gratuitamente o adaptador para tv de tubo basta ligar para 147 (ligação grátis).
Kits digitais gratuitos
Durante a semana, o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Juarez Quadros, visitou as cidades de Florianópolis (SC), Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS), que terão o sinal analógico de TV desligado em 31 de janeiro de 2018.
Na região Sul, de acordo com a Seja Digital, serão entregues cerca de 900 mil kits digitais gratuitos às famílias de baixa renda cadastradas em programas sociais do governo federal.
Em Curitiba e Ponta Grossa, no Paraná, dos 370 mil kits disponíveis, 145 mil ainda não foram retirados. “Faltam cerca de 50 dias para o fim do sinal analógico. São muitos kits que faltam ser entregues. A população precisa fazer o agendamento para, o mais rápido possível, buscar os equipamentos”, disse Quadros.
Em Florianópolis, serão entregues 50 mil equipamentos que contêm antena, cabos e conversores digitais. Na visita à cidade, Quadros entregou o kit de número 22 mil à moradora do bairro de Pontas das Canas, Irene Fagundes, de 81 anos.

 

 

 

 

 

Adicionar Comentario

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.