TV Brasil estreia programa que discute meios de comunicação 

Com o propósito de analisar as novidades que envolvem os meios de comunicação e debater as tendências do setor, o programa Mídia em Foco estreia na TV Brasil na próxima  quarta (25), às 22h30.

As edições iniciais da atração foram transmitidas por streaming na webtv e já estão disponíveis na página do Mídia em Foco no site do canal (http://tvbrasil.ebc.com.br/midiaemfoco).

O primeiro tema é o futuro da televisão. O professor Marcelo Zuffo e os jornalistas André Mermelstein Cristina Padiglione discutem as perspectivas da produção audiovisual para a telinha sob o prisma da convergência. Com vasta experiência no trade, eles comentam os avanços tecnológicos e avaliam as novas formas de consumo da TV.

Em formato documental, o Mídia em Foco abre uma janela na televisão aberta para se pensar os rumos da comunicação. Apresentado pela jornalista Paula Abritta, o programa aborda novas tendências de mercado, produção do conteúdo, evolução das tecnologias, convergência das mídias, regulação e consumo nos dias de hoje e as expectativas para o futuro.

A produção semanal da emissora pública busca contemplar, ainda, a história dos meios de comunicação e sua influência na sociedade atualmente. A proposta é estimular que o telespectador desenvolva uma visão crítica e possa refletir sobre o que observa na mídia.

Acadêmicos, profissionais e especialistas na área analisam o futuro da imprensa, cinema, televisão, rádio e internet. Já gravaram para o programa personalidades como o roteirista Walbercy Ribas e o jornalista Heródoto Barbeiro.

Mídia em Foco também pode e deve ser aproveitado no meio acadêmico contribuindo para pesquisas e reflexões sobre os meios de comunicação. Na primeira temporada, a TV Brasil vai produzir 52 edições de 26 minutos.

Programa de estreia aborda o futuro da TV

Assistir televisão é um dos hábitos mais comuns da sociedade contemporânea. Desde sua criação, ela sempre esteve presente na rotina das famílias. Ao longo dos anos, a TV passou por muitos avanços tecnológicos e ainda continua se reinventando.

O advento das novas mídias e do vídeo sob demanda tem transformado a forma como as pessoas consomem conteúdo audiovisual. Para entender essa lógica, o Mídia em Foco apresenta cenários sobre o futuro da televisão.

A jornalista e crítica de tevê Cristina Padiglione não acredita no fim da TV linear. “A gente tem descoberto dia após dia essa multiplicação de telas. A televisão vai acabar? Eu não acredito nisso, a televisão linear não acaba”.

O engenheiro e professor Marcelo Zuffo é enfático ao concordar com essa tese. “A narrativa linear sempre vai ter espaço. Porque, no final, a narrativa linear vem de uma habilidade humana de contar histórias”, afirma.

Para o também jornalista André Mermelstein, nenhuma tecnologia matou completamente o que vinha antes. “O conteúdo sempre vai ser a peça central de tudo. A gente não pode pensar em TV e em comunicação sem o conteúdo. Isso me faz achar que nada disso vai morrer. Vão se transformar a forma de consumir e os modelos”, pontua.

Ele aponta como tendência para a televisão do futuro a qualidade técnica de som e imagem. Também menciona a disponibilidade das informações com a facilidade de uso e o consumo em vários dispositivos.

“Acho que claramente você caminha para duas vertentes. Um lado da alta qualidade, com 4k, 8k, enfim, as evoluções na qualidade de recepção de imagens em telas muito grandes, e do outro lado, a facilidade de recepção e múltiplos aparelhos em celulares, ou em óculos ou o que quer mais que apareça”, explica.

 

 

 

 

 

Adicionar Comentario

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.