CNH digital será implantada em Goiás

Este mês será implantado em Goiás a Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica (CNH-e). Representantes do Detran e do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) discutiram, em Brasília, os prazos e detalhes técnicos do projeto para o qual Goiás foi escolhido para desenvolver o piloto.

Dessa forma, a partir de setembro, poderão ter a CNH-e os condutores que solicitarem serviços como permissão provisória, renovação, adição de categoria e emissão de segunda via. A principio, o documento terá validade tanto a versão digital quanto a impressa, sem custo adicional para os condutores. O presidente do Detran Goiás, Manoel Xavier Ferreira Filho, afirma que será estudada ainda uma forma de reduzir os custos dos serviços para os usuários que optarem pela emissão da CNH, exclusivamente, por meio digital

A implantação não trará nenhuma mudança na rotina para quem solicitar os serviços, a única diferença é que os motoristas poderão portar o documento em uma versão digital por meio de um aplicativo no celular. Essa versão poderá ser apresentada no lugar da versão física apenas se for apresentada no referido aplicativo, desenvolvido pelo Denatran.

Pelo aplicativo, será possível visualizar frente e verso da CNH-e e o QR Code. Além da praticidade, o projeto prevê também maior agilidade nos serviços como renovação e segunda via, que poderão ser disponibilizadas em 12 horas. Entretanto, em casos que envolvam provas, como primeira habilitação e adição de categoria, haverá maior tempo para emitir a versão digital.

“Quando for concluído e não utilizarmos mais o processo físico, passaremos a cumprir esse mesmo prazo nos processo, ou seja, o candidato terminará a prova e terá a Permissão para Dirigir em 12 horas”, afirma o presidente.

 

 

 

 

Adicionar Comentario

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.