STJD suspende presidente do Santos por acusar repórter Eric Faria de influenciar juiz

O presidente do Santos, Modesto Roma Júnior, foi suspenso nesta quarta-feira (9) pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva). O dirigente havia sido denunciado pela procuradoria do órgão por ter feito acusações infundadas ao repórter Eric Faria, da TV Globo, referentes a um jogo entre Santos e Flamengo pela Copa do Brasil. O cartola recebeu pena de 120 dias e multa de R$ 100 mil em sessão marcada por clima tenso e decisão dividida.

Com a suspensão, Modesto, que não esteve no julgamento, não poderá assinar qualquer documento, frequentar vestiário ou áreas reservadas a dirigentes, dar entrevistas ou representar o Santos em eventos oficiais. A sessão foi realizada na terceira comissão disciplinar do STJD –o que admite recurso. O tribunal ainda avalia abrir novo processo para apurar depoimento apresentado pelo clube.

“Vamos entrar amanhã [quinta-feira] com um pedido de efeito suspensivo e vamos recorrer ao pleno”, disse Márcio Andraus, advogado do Santos na sessão do STJD.

“Já há um procedimento aberto em relação a esse fato e tem tudo para acontecer alguma coisa em relação à saída do advogado de defesa, que afirmou que não houve interferência”, respondeu o subprocurador Glauber Navega.

Eric Faria também não compareceu, alegando compromissos profissionais, mas mandou um e-mail com relato sobre o episódio: “Venho ratificar, novamente, o que aconteceu naquele dia: cumpri todo o protocolo –rígido– da CBF e não mantive nenhum tipo de contato citado com o quarto árbitro”.

O Santos reconheceu que não houve interferência externa. No julgamento, o departamento jurídico do clube trabalhou mais para reduzir a pena de Modesto do que para contestar as acusações.

ENTENDA O CASO

Modesto havia sido denunciado nos artigos 1, 191 e 258 do CBDJ (Código Brasileiro de Justiça Desportiva) após polêmica em partida contra o Flamengo válida pela Copa do Brasil no final de julho. Na ocasião, acusou Eric Faria, repórter da TV Globo, de ter incitado a arbitragem a anular a marcação de um pênalti favorável ao Santos.

Na visão do tribunal, Modesto infringiu a imagem e a credibilidade do torneio ao fazer uma acusação sem provas. O árbitro Leandro Vuaden chegou a anotar a penalidade no lance em questão, mas mudou de ideia posteriormente. Segundo o presidente do Santos, isso teria acontecido por influência direta de Eric Faria, amparado por imagem da TV –a ação de um elemento externo ao campo de jogo é proibida pela Fifa.

O Santos apresentou um ofício à CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e chegou a pedir anulação da partida. Também montou um dossiê com elementos como o depoimento de um torcedor que estava em um camarote atrás da posição de Eric Faria.

No entanto, como nenhuma das provas apresentadas pelo Santos era indubitável, o STJD acabou denunciando Modesto Roma Júnior, presidente da equipe paulista, por acusação sem provas.

 

 

 

 

 

 

Folha de São Paulo

Adicionar Comentario

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.