Estado de Goiás tem nova data para desligamento da TV analógica

O processo de desligamento do sinal analógico de TV em Goiânia e em outros 28 municípios de Goiás começa nesta quarta-feira (31) e continua, gradualmente, até 21 de junho, quando será realizada nova pesquisa de alcance do sinal digital na região. Se 90% das residências estiverem aptas a receber o novo sinal, como previsto na portaria do MCTIC, a TV digital chegará, de vez, nas cidades goianas.

A última pesquisa, publicada na segunda-feira (29), mostrou que apenas 88% das famílias estavam preparadas para a TV digital. No total, 1,3 milhão de domicílios serão impactados com a mudança.

Mais de 330 mil kits digitais, com conversor, antena e cabos, foram distribuídos para as famílias goianas beneficiárias de programas sociais do Governo Federal. A quantidade é maior que os 278 mil previstos inicialmente, como explicou o presidente da Seja Digital (empresa responsável pelo desligamento da TV analógica no Brasil), Antônio Carlos Martelleto:

“Entregamos mais kits que beneficiários de programas sociais, porque tem população carente que não está listada. Estamos distribuindo 30 mil kits por semana e vamos continuar até 45 dias depois da nova data de desligamento”, afirmou.

Outros estados também têm novas datas

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) publicou no Diário Oficial da União de segunda-feira (29) o novo calendário de desligamento do sinal analógico de televisão no país até 2018. A Portaria 2.992/17 atende a um pleito dos radiodifusores, que solicitaram mais tempo no processo. A Seja Digital também se manifestou a favor do adiamento, já que a distribuição de conversores com o cronograma antigo superava o limite da capacidade.

Entre as cidades com previsão de desligamento em 26 de julho, apenas Recife (PE) e região metropolitana tiveram o cronograma original mantido. As cidades de Minas Gerais, Ceará e Bahia, que desligariam na mesma data, tiveram o desligamento adiado.

As regiões metropolitanas de Fortaleza (CE) e Salvador (BA) encerrarão as transmissões analógicas no dia 27 de setembro. Já Belo Horizonte (MG) terá apenas sinal digital de televisão no dia 8 de novembro.

As cidades paulistas de Campinas, Franca, Ribeirão Preto, Santos e a região do Vale do Paraíba também tiveram as datas alteradas e vão encerrar as transmissões analógicas no dia 29 de novembro.

O cronograma de desligamento ficou mantido no Rio de Janeiro (RJ) e em Vitória (ES), no dia 25 de outubro.

De acordo com o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Juarez Quadros, a digitalização da TV em todo o Brasil só deve ser concluída em meados de 2023. O processo foi iniciado em março de 2016, em Rio Verde (GO), onde foi feito o piloto. Em seguida, foram desligadas as regiões metropolitanas de Brasília e São Paulo.

 

 

 

Adicionar Comentario

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.