São Paulo atinge 95% de recepção da TV aberta digital

Menos de um mês após o desligamento do sinal analógico em São Paulo (SP) e outras 38 cidades da Região Metropolitana, 95% das famílias já possuem recepção digital de TV aberta.

O dado está na pesquisa do Ibope divulgada na reunião do Gired (grupo que conduz a transição da TV analógica para a digital no Brasil), na quarta-feira (19). Ainda de acordo com a pesquisa, 97% dos domicílios dessas cidades recebem algum tipo de televisão.

Após o fim das transmissões analógicas de TV, em 29 de março, a Seja Digital, empresa responsável pela digitalização da TV no país, continua a distribuição dos kits gratuitos para as famílias beneficiárias dos programas sociais do governo. Ao todo, 1,958 milhão de kits poderão ser entregues nas cidades paulistas do entorno da capital. Ainda existem kits com conversor, antena digital e cabos disponíveis para a retirada.

Até o dia 17 de abril, apenas 1,405 milhão de famílias haviam retirado os equipamentos gratuitos, o que corresponde a 72% dos domicílios. A expectativa dos radiodifusores e da Seja Digital é que, em breve, São Paulo, considerado o maior mercado de TV aberta do Brasil, se aproxime dos 100% de alcance digital.

“É fundamental que as famílias retirem os kits para que ninguém fique prejudicado com o desligamento do sinal analógico e para que todos tenham a continuidade dos serviços da TV aberta, única a oferecer notícias, serviços e entretenimento de forma gratuita”, afirma o diretor geral da ABERT, Luis Roberto Antonik.

O sinal digital gratuito possui melhor qualidade de som e imagem, além de estar livre de chuviscos e interferências. Para agendar a retirada dos kits digitais, basta ligar para 147 ou acessar www.sejadigital.com.br.

Próximos desligamentos

Outros municípios brasileiros estão perto de ter o sinal analógico desligado.

A previsão para Goiânia (GO) e outras 28 cidades da Região Metropolitana é dia 31 de maio. No total, 278 mil kits digitais serão entregues à população goiana. Faltando menos de 30 dias para o início das pesquisas de aferição da condição de desligamento, apenas 63% das famílias que têm direito ao kit retiraram o equipamento. O quadro preocupa os radiodifusores, pois de acordo com a pesquisa IBOPE, realizada em 27 de março, apenas 79% dos domicílios estavam digitalizados. Segundo portaria do MCTIC, é preciso que no mínimo 90% das residências estejam aptas a receber o sinal digital para que as transmissões analógicas sejam desligadas.

Em julho, haverá o desligamento de Recife (PE), mas o Gired decidiu atender ao pleito da Seja Digital de revisão do cronograma e outras regiões poderão ter o calendário alterado:

Goiânia (GO) – manter a data de 31/05
Recife (PE) – manter a data de 26/07
Salvador (BA), Fortaleza (CE), Sobral (CE) e Juazeiro (CE) – adiar para 27/09
Rio de Janeiro (RJ) e Vitória (ES) – manter a data de 25/10
Belo Horizonte (MG) – adiar para 2ª semana de novembro;
Campinas, Franca, Ribeirão, Santos e Vale do Paraíba (SP) – adiar para 4ª. semana de novembro.

A deliberação do Gired ainda terá que ser formalizada pelo MCTIC, que deverá publicar nova portaria alterando o cronograma estabelecido na Portaria 378/2016.

 

 

 

 

 

 

 

Adicionar Comentario

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.