Emissoras comemoram modernização do setor no Dia Mundial do Rádio

No Dia Mundial do Rádio, celebrado nesta segunda-feira (13), as emissoras do Brasil comemoram a modernização do setor com a migração das rádios AM para a frequência FM. A mudança eleva a qualidade do sinal das transmissões e permite que as rádios sejam sintonizadas em dispositivos móveis, como tablets e smartphones. Das 1.781 emissoras AM do Brasil, mais de 70% já pediram a migração ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Na próxima sexta-feira (17), rádios de Santa Catarina serão beneficiadas com a mudança de frequência em cerimônia com a participação do ministro Gilberto Kassab.

“Mesmo com todas as espantosas inovações trazidas pelas novas tecnologias, o rádio segue firme como um dos meios de comunicação mais importantes nos dias de hoje. Em nossas casas, ambientes de trabalho, ônibus e automóveis, em todos os momentos, o rádio continua a ser uma fonte efetiva de informação, conhecimento e lazer, abrangendo a rica diversidade brasileira, constituindo-se de vital fator de integração nacional. A Secretaria de Radiodifusão está muito empenhada em fortalecer o rádio no Brasil com a aceleração do processo de migração das rádios AM/FM”, afirmou a secretária Vanda Nogueira.

O Brasil conta com mais de 10 mil emissoras de rádio, sendo 5.463 nas categorias AM e FM comercial e educativa, além de outras 4.775 emissoras comunitárias. Com baixo custo de operação e fácil acesso à tecnologia, o rádio chega às áreas mais remotas do país, levando informação e serviços à população.

Campanha

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV (Abert) se uniram para celebrar o Dia Mundial do Rádio no Brasil com uma campanha para aproximar os ouvintes das emissoras. Com o tema “O rádio é você”, a campanha defende a participação da comunidade na programação por meio de entrevistas, conselhos editoriais e fóruns de ouvintes, por exemplo. A Unesco ressalta que essas são algumas maneiras de fazer do rádio um meio de comunicação cada vez mais próximo do público.

Um site foi criado pela Unesco especialmente para o Dia Mundial do Rádio, reunindo as atividades de todas as emissores em comemoração à data. O site está disponível nas seis línguas oficiais das Nações Unidas (espanhol, inglês, francês, árabe, russo e chinês).

“A campanha traz a importância da identidade entre o veículo e a audiência. É uma tentativa de aproximação do público com o rádio para que ele se sinta, de fato, refletido no que é transmitido, de modo que o rádio seja uma voz da população”, afirma o coordenador de Comunicação e Informação da Unesco no Brasil, Adauto Soares.

Já o diretor geral da Abert, Luis Roberto Antonik, reafirma a força e a pluralidade do veículo de comunicação de maior alcance do mundo. Lembra ainda o papel fundamental que o rádio desempenha nas situações de emergência e socorro humanitário. “O rádio em breve completará 100 anos no Brasil e é um meio que sempre está se adaptando às novas tecnologias e se reinventando para continuar com o seu amplo alcance”, diz Antonik.

Instituído pela Conferência Geral da Unesco, o Dia Mundial do Rádio foi comemorado pela primeira vez em 2012. Em seguida, foi adotado pela Assembleia Geral das Nações Unidas como Dia Internacional. Os temas igualdade de gênero, participação da juventude e o rádio em situações de emergência e desastre foram abordados nas comemorações anteriores. Em 2016, eventos em celebração ao Dia Mundial do Rádio aconteceram em mais de 80 países.

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte:MCTIC

Comentarios Recentes

  1. DIZER QUE MIGRAÇÃO É INOVAÇÃO É PIADA DE MAL GOSTO , ALIÁS ESSES DIRIGENTES DESSAS ASSOCIAÇÕES DE RADIO DEVERIAM ESTUDAR UM POUCO PARA PODER FALAR EM AVANÇOS TECNOLÓGICOS , POIS MIGRAÇÃO NÃO TRAZ AVANÇO ALGUM , ESSA MIGRAÇÃO FOI TRAZIDA EM DECORRÊNCIA DE BELA FALCATRUA ONDE SE PRETENDIA IMPLANTAR O RADIO DIGITAL AMERICANO AQUELE CARO , QUE NÃO FUNCIONA EM ONDA MEDIA ,ONDA CURTA E COMUNITÁRIAS , TALVEZ SERIA UMA RETALIAÇÃO CONTRA AS COMUNITÁRIAS TAMBÉM , AI FIZERAM A MIGRAÇÃO , ONDE DEVERIAM TER FEITO A TRANSIÇÃO DO ANALÓGICO PARA O DIGITAL , MAS DEU ZEBRA E O DONO DO DIGITAL COBRADO E CARO FOI PRESO NA LAVA JATO , NO EMBALO FIZERAM A MIGRAÇÃO PARA TAPAR O SOL COM A PENEIRA , NA VERDADE SE O XAMBINHO, QUE ESTAVA APOIADO PESSOAL DA ASSOCIAÇÃO DE RADIOS FOI PRO XILINDRÓ E TUDO RUIU , ALIÁS ELES IRIAM COLOCAR O IBOC NO FM POIS SÓ LÁ FUNCIONARIA MAIS OU MENOS E OS RADIODIFUSORES GASTARIAM UMA GRANA ALTA E PAGARIAM ROYALTS PARA ELES . INTERESSANTE QUE ISSO NINGUÉM FALA , ACHAM QUE O POVO É BOBO E NÃO SABE DISSO … DETALHE O RADIODIFUSOR PERDEU A MAIOR DE CHANCE DE SER MODERNO , TER O NOVO SER DIGITAL , SER DIGITAL TANTO NO AM , COMUNITÁRIAS , ONDAS CURTAS E TUDO MAIS , AI SERIA CRESCIMENTO TECNOLÓGICO, DIGITAL O NOVO ,MODERNO , FM ANALÓGICO SERÁ A MESMA TECNOLOGIA DE 1935 EM 2017 . UMA PENA TEMOS O DRM FULL DIGITAL IMPERANDO NA ÍNDIA , ESPANHA , ALEMANHA , FRANÇA , HIMALAIA , INGLATERRA E OUTROS PAÍSES , MAS AQUI É BRASIL SEMPRE TEM ALGUEM LEVANDO OU TENTANDO LEVAR VANTAGEM COM A LEI DE GERSON , UMA PENA QUE PENSEM ASSIM SEMPRE NO SÉCULO PASSADO .

Adicionar Comentario

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.