TV analógica será desligada nesta quinta-feira em Brasília

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações Gilberto Kassab assina, nesta quinta-feira (17), a portaria de desligamento da TV analógica em Brasília e em nove cidades do entorno do Distrito Federal. A assinatura será às 16h, no Espaço Cultural Renato Guerreiro, na ANATEL. Em seguida, Gilberto Kassab e o diretor-geral da ABERT, Luis Roberto Antonik, darão entrevista à imprensa.

A data marca o fim das transmissões analógicas em Brasília, Cristalina, Luziânia, Santo Antônio do Descoberto, Valparaíso, Cidade Ocidental, Novo Gama, Formosa, Águas Lindas de Goiás e Planaltina.

O desligamento, inicialmente previsto para 26 de outubro, foi adiado após pesquisa realizada pelo IBOPE, em 24 de outubro, apontar que apenas 84% dos domicílios da região estavam aptos a receber o sinal digital.

A última pesquisa, realizada nesta terça-feira (16), mostra que 90% das residências estão preparadas para a TV digital. A porcentagem atende à exigência mínima determinada pela portaria que instituiu a implantação do sinal digital no país.

Famílias beneficiárias dos programas sociais do governo têm direito a retirar kits digitais gratuitos, com conversor, cabos e antenas. Apesar dos esforços desenvolvidos pela radiodifusão com campanhas voluntárias sobre o desligamento, e ações que levaram à população informações e orientações sobre o novo sinal, e pela Seja Digital (entidade responsável pela digitalização no Brasil), no dia 7 de novembro, 75 mil kits ainda restavam para distribuição. A expectativa é que, com o fim das transmissões analógicas, as famílias beneficiárias que não retiraram o kit gratuito entrem em contato com a Seja Digital pelo telefone 147 para agendar a retirada do material.

Alcançar os 90% de domicílios aptos a receber o sinal digital foi uma tarefa que demandou esforços de todos os envolvidos – governo, teles e radiodifusão.

As emissoras comerciais de TV não pouparam iniciativas e ações que levassem informação e orientação à população, em especial, a de renda mais baixa. A maior preocupação dos radiodifusores era o prejuízo que poderia ser causado às famílias que têm, na TV aberta, o único meio de receber informações, serviços e entretenimento gratuitos.

A primeira previsão para o desligamento, em 26 de outubro, não aconteceu por causa dos números. Pesquisa realizada pelo IBOPE Kantar dois dias antes da data, em 24 de outubro, apontava para apenas 84% dos domicílios de Brasília e do entorno do DF como preparados para a mudança de sinal.

A radiodifusão foi intransigente. Não aceitou o afrouxamento das regras ou o desligamento a qualquer percentual. Era preciso atingir os 90% determinados em portaria do Ministério das Comunicações.

Com ações ainda mais intensas, grupos foram formados para auxiliar as famílias na instalação correta do conversor e direcionamento de antenas. 14 cidades receberam a visita da Patrulha Digital, com técnicos e engenheiros da TV Globo e alunos voluntários do Senai, num corpo a corpo que envolveu centenas de pessoas.

De forma voluntária, as emissoras comerciais de TV lançaram campanhas maciças de esclarecimento, doando espaços publicitários para vídeos com tutoriais, explicando passo a passo o que deveria ser feito para que o sinal chegue limpo, sem chuviscos ou interferências.

A ABERT produziu e distribuiu, gratuitamente, vídeos informativos, alertando para a data de desligamento, o que era preciso ser feito e o telefone da Seja Digital para que as famílias beneficiárias de programas sociais do governo pudessem agendar a retirada dos kits.

A ABERT continuará envidando todos os esforços possíveis para que 100% da população tenha acesso à TV digital aberta e gratuita.

 

 

 

 

 

 

 

Adicionar Comentario

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.