Polícia Militar de São Paulo apreende celular e apaga filmagem de repórter da CBN

Na manhã de sexta-feira (5.ago.2016), a repórter Daniella Laso (CBN) teve o celular apreendido e foi ameaçada de detenção pela Polícia Militar de São Paulo enquanto registrava ação na Cracolândia, região central da capital paulista.

A profissional estava dentro de um carro da rádio filmando o momento em que eram lançadas bombas de gás lacrimogêneo em moradores de rua, quando um PMs abordou o motorista, dizendo que eles deveriam sair do local. Outro policial pediu o celular de Daniella; quando ela se recusou a entregá-lo, ele abriu a porta do carro e tomou-lhe o aparelho. Ameaçou detê-la por desobediência.

Daniella e o motorista foram revistados, assim como o carro da emissora. Depois de meia hora, devolveram o celular à repórter, sem as imagens que ela fizera mais cedo. A profissional identificou os policiais que a abordaram e a CBN pretende registrar queixa do fato.

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) repudia a ação da Polícia Militar de São Paulo, que demonstra desprezo à liberdade de imprensa e ao direito à informação. Espera que os responsáveis sejam identificados pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e punidos pela corporação. Apreender o equipamento de uma profissional de imprensa e destruir seu trabalho é procedimento típico de regimes autoritários, um ataque à democracia que não pode ser tolerado.

 

 

 

 

Adicionar Comentario

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.