Migração para TV Digital gratuita tem início em Goiânia

Nessa semana se iniciou o prazo de 12 meses para finalizar o processo de migração das transmissões analógicas para um novo padrão, melhor e mais moderno: o digital. A Seja Digital tem como objetivo garantir que a população esteja informada e preparada para o desligamento do sinal analógico na região, programado para ocorrer em 31 de maio de 2017, seguindo determinações da Anatel e da portaria 378 do Ministério das Comunicações.

Além de Goiânia, o sinal analógico será desligado em outros 35 municípios do estado: Abadia de Goiás, Abadiânia, Alexânia, Americano do Brasil, Anápolis, Anicuns, Aparecida de Goiânia, Araçu, Aragoiânia, Avelinópolis, Bela Vista de Goiás, Bonfinópolis, Brazabrantes, Caldazinha, Campestre de Goiás, Campo Limpo de Goiás, Caturaí, Cezarina, Goianápolis, Goianira, Guapó, Hidrolândia, Inhumas, Itauçu, Leopoldo de Bulhões, Nazário, Nerópolis, Nova Veneza, Ouro Verde de Goiás, Pirenópolis, Santa Bárbara de Goiás, Santo Antônio de Goiás, Senador Canedo, Teresópolis de Goiás e Trindade.

“Este processo representa um grande avanço tecnológico, pois coloca o Brasil no mesmo patamar de transmissão televisiva de outros países, como Estados Unidos e Reino Unido, que já realizaram o desligamento do sinal analógico”, afirma o Diretor Geral da Seja Digital, Antonio Carlos Martelletto. O executivo reforça que a prioridade da entidade é promover ações didáticas voltadas, principalmente, para o esclarecimento à população sobre a transição, assegurando que todos estejam preparados para o novo momento da TV no Brasil. “Nosso principal compromisso é garantir que ninguém fique sem acesso ao sinal de TV e prestar um bom atendimento à população”, explica.

Para tanto, indica que os residentes nas cidades da região acessem o portal www.sejadigital.com.br, que contém todos os detalhes sobre o que é necessário para adequar-se ao novo padrão, o calendário da mudança, entre outras informações.

Benefícios da TV digital

O desligamento do sinal analógico irá liberar a faixa de 700Mhz para que a oferta de internet 4G possa ser expandida na região. Essa frequência oferece mais estabilidade e maior alcance do serviço. Além disso, essa é uma tendência global e diversos países no mundo já fizeram a mesma transição. Com a ampliação do 4G, mais pessoas poderão ter acesso a esta tecnologia e a todos os benefícios que ela pode promover. De acordo com um estudo da GSM Association, esse processo de migração para TV digital pode trazer mais de US$ 5 bilhões ao PIB brasileiro, além de mais de 4 mil empregos.

A TV Digital também oferece uma série de melhorias com relação ao sinal analógico. A transmissão possui uma qualidade muito superior tanto de imagem quanto de som. Outra questão fundamental são os recursos interativos que a digitalização do sinal é capaz de proporcionar. Com o sinal digital, o telespectador pode expandir sua experiência com a programação da TV por meio de conteúdos adicionais, como informações de bastidores, galerias de imagens do programa, ofertas de produtos relacionados, previsão do tempo e notícias em texto – tudo gratuitamente e de acordo com as definições de cada emissora.

Rio Verde: o primeiro aprendizado

O município de Rio Verde (GO) já passou por essa transição e, no início de março de 2016, a cidade passou a ser exclusivamente digital nas transmissões televisas. Foram oito meses de trabalho no município para que o sinal analógico fosse desligado.

A entidade desenvolveu um trabalho muito forte para esclarecer à população todos os detalhes da migração. Foram veiculadas diversas campanhas de comunicação em rádio, jornal e TV para divulgar informações pertinentes ao tema, além da disponibilização de uma central telefônica gratuita e o site www.sejadigital.com.br para esclarecer eventuais dúvidas. Como resultado, a pesquisa de aferição realizada pelo Ibope identificou que, após desligamento do sinal analógico, as TVs locais haviam perdido menos de 2% de audiência.

Outras ações, como projetos de voluntariado e inclusão digital, participação em eventos locais, parcerias com o varejo foram realizadas para mobilizar a população em torno da migração, além de distribuição de kits gratuitos de antena e conversor para beneficiários de programas sociais do Governo Federal.

Sobre a Seja Digital

A Seja Digital (EAD – Entidade Administradora de Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais TV e RTV) é a entidade responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para digital da televisão aberta no Brasil. Criada por determinação da Anatel, tem como missão garantir que a população tenha acesso à TV Digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social e distribuindo kits para TV digital para as famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal. Também tem como objetivos aferir a adoção do sinal de TV digital, remanejar os canais nas frequências e garantir a convivência sem interferência dos sinais da TV e 4G após o desligamento do sinal de TV analógico. Esse processo teve início em abril de 2015 e tem previsão de finalização em 2018, de acordo com cronograma definido pela portaria 378 do Ministério das Comunicações.

 

 

 

 

 

Adicionar Comentario

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.