Pesquisa aponta que 69% dos torcedores não confiam na Fifa

Pesquisa divulgada pela ONG Transparência Internacional (TI) mostra que 69% dos torcedores não confiam na Fifa. O levantamento, divulgado de forma simultânea em Londres e Berlim, ouviu 25 mil torcedores de 28 países.

“Como torcedores temos uma relação de amor com o futebol. Mas quando os resultados, seja de competições, de escolha de sedes ou eleição [de presidente], não são limpos, nos sentimos enganados”, afirmou Cobus de Swartd, diretor administrativo da TI.

Swartd disse, que o esporte deveria ser uma força para impulsionar bons valores no mundo, mas os últimos escândalos mostram que o futebol está vulnerável à corrupção. Gareth Sweeney, editor de um relatório da TI sobre a corrupção no esporte, afirmou que a confiança em entidades como Fifa, Iaaf (Associação Internacional das Federações de Atletismo), entre outras, só irá se recuperar com grandes reformas que devem ser implementadas de maneira transparente.

“Esperamos mudanças reais e irreversíveis em 2016”, diz Sweeney.

Segundo a pesquisa, 50% dos torcedores não acreditam que a Fifa possa recuperar a confiança perdida. Já 43% dizem que os escândalos irão reduzir o prazer gerado pelo futebol. No total, 60% não votariam em nenhum candidato à presidência da Fifa, cuja eleição será na sexta-feira, em Zurique, na Suíça.

Para 69% das pessoas, os torcedores deveriam ter direito a voto nas eleições da Fifa. Os países que menos confiam na Fifa foram Chile (88%) e Argentina, Irlanda e Coreia do Sul (80% cada um).

 

 

 

 

 

 

 

Adicionar Comentario

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.