Definida data e local de sessão aberta sobre a migração AM/FM

O comitê técnico da AESP (Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Estado de São Paulo) confirmou a data e o local da realização da sessão aberta sobre a migração das AMs para a faixa FM. O evento será realizado no próximo dia 17 na sede da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), na capital paulista.

A intenção do comitê é preparar as emissoras migrantes para o processo de habilitação do primeiro lote, relacionado à adaptação das emissoras para o FM. A partir do dia 25 de fevereiro será iniciado o processo de migração para as rádios que solicitaram a ida para o espectro FM. As emissoras terão 90 dias para realizar o pagamento da outorga FM.

Após este período, que deverá ser encerrado em maio, grande parte das estações migrantes iniciarão o processo técnico de ida para o FM, isso para as emissoras e localidades que estão com espaços no dial convencional (88.1 a 107.9 FM) confirmados através das consultas públicas realizadas pela Anatel. A sessão aberta do comitê técnico da AESP dará atenção para os últimos passos dados em relação a canalização em FM.

A portaria nº 6.467/15, do Ministério das Comunicações, traz um formulário que deve ser preenchido e enviado a partir do dia 25 de fevereiro de 2016, para as emissoras que estão no primeiro lote, e a partir do dia 25 de junho de 2016, para as emissoras do lote residual. O prazo é de 90 dias para cada lote.

Vale ressaltar que as rádios que optarem pela migração terão um prazo de apenas 60 dias para liberar completamente o canal no AM. Durante esse período – de dois meses – as emissoras poderão operar simultaneamente nas duas frequências. A informação foi confirmada pelo setor jurídico da ABERT, em consulta feita pela Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e TV (ACAERT). Segundo o advogado Cristiano Lobato Flores “a devolução do canal à União se dará no prazo máximo de 60 dias (parágrafo único do art. 7º da Portaria 127), contados da data de assinatura do contrato administrativo”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tudo Rádio

Adicionar Comentario

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.