Associação das Emissoras de Rádio e TV anuncia sessão aberta sobre migração do AM para FM

O comitê técnico da AESP (Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Estado de São Paulo) anunciou a realização de uma sessão aberta sobre a migração das AMs para a faixa FM.

A data ainda não foi definida e deverá ser anunciada em breve. A intenção do comitê é preparar as emissoras migrantes para o processo de habilitação do primeiro lote, relacionado à adaptação das emissoras para o FM.

A partir do dia 25 de fevereiro será iniciado o processo de migração para as rádios que solicitaram a ida para o espectro FM. As emissoras terão 90 dias para realizar o pagamento da outorga FM.

Após este período, que deverá ser encerrado em maio, grande parte das estações migrantes iniciarão o processo técnico de ida para o FM, isso para as emissoras e localidades que estão com espaços no dial convencional (88.1 a 107.9 FM) confirmados através das consultas públicas realizadas pela Anatel.

A sessão aberta do comitê técnico da AESP dará atenção para os últimos passos dados em relação a canalização em FM.

Na reta final de 2015 a Anatel divulgou duas consultas públicas importantes que alteraram a configuração de vários canais em FM na maioria dos estados brasileiros, tendo como missão abrigar o máximo possível de migrantes dentro do espectro FM convencional.

Ocorreram mudanças em estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Espírito Santo, entre outros.

Por enquanto as localidades e emissoras AMs que estão indicadas para operarem na faixa estendida (76 a 87 MHz) estão aguardando o cronograma de desligamento da TV analógica.

Os canais 5 e 6 da televisão correspondem com a faixa estendida do FM que será utilizada para abrigar as migrantes nas regiões onde o espectro “convencional” já está congestionado.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Abert

Adicionar Comentario

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.