Apesar dos cortes programa ‘Cartão Verde’ vai continuar na TV Cultura

Um dos destaques do noticiário de ontem foi o movimento de ex-apresentadores e ex-produtores da TV Cultura, que gravaram um vídeo, quase um “pedido de socorro”, por conta do desmanche da programação da emissora pública, promovido pelo Governo do Estado de São Paulo.

“Eu quero a TV Cultura viva!” inclui, além de uma campanha nas redes sociais, um abaixo-assinado endereçado ao governador Geraldo Alckmin, ao atual presidente da emissora, Marcos Mendonça, e ao seu conselho curador.

Segundo os coordenadores desta ação, há também uma terceirização dos programas e, com isso, muitas atrações tradicionais da grade foram extintas, como Zoom, Vitrine, Cocoricó e Bem Brasil. E outras ainda correm o risco de acabar, como Viola Minha Viola e o Provocações. Além disso, eles alegam que demissões em massa e precarização das relações de trabalho estão ocorrendo internamente – estes detalhes também foram denunciados na petição online.

A crise na TV Cultura já é antiga, mas chegou ao seu ápice em 2015, mesmo sendo eleito o segundo canal com melhor qualidade de programação do mundo, segundo pesquisa do Instituto Populus, feita a pedido da britânica BBC. Essas informações são do Portal Forum, do IG.

O blog procurou a emissora para saber informações sobre o destino do Cartão Verde, atualmente o único programa esportivo da grade, ancorado pelo bravoVladir Lemos – que entrevistamos há alguns dias.

Em nota, a emissora afirmou que o Cartão permanece no ar às terças-feiras, às 22h, e negou que ele esteja “na lista dos cortes”. Também acrescentou o seguinte, conforme reproduzimos abaixo, na íntegra:

“Ganhadora de mais de 400 premiações nacionais e internacionais, a TV Cultura continua a produzir programas para os mais diversos públicos e a receber prêmios e indicações, como o Prix Jeunesse Iberoamericano, peloQuintal da Cultura, Que Monstro Te Mordeu? e Incluir Brincando. Em março, o canal conquistou ainda dois troféus do Prêmio APCA, pelo Quintal da Cultura eUm Pouquinho de Brasil, da Rádio Cultura FM.

Além disso, a Cultura foi considerada a segunda emissora em qualidade de programação do mundo, atrás apenas da BBC.Neste difícil momento enfrentado por todo o país, a TV Cultura, assim como milhares de outras empresas e instituições, têm se empenhado em atravessar a crise com o mínimo de danos possíveis.

Infelizmente, a instituição teve que cortar gastos em diversos setores e serviços, incluindo o desligamento de 46 colaboradores, dos quais faziam parte as equipes do Viola, Minha Viola e Provocações, cujas reprises permanecem na grade.Nas últimas semanas, muitas pessoas têm se manifestado, especialmente nas redes sociais, sobre a TV Cultura.

Respeitamos todas as opiniões, porém, queremos esclarecer que não há desmonte ou terceirização da emissora. As ações de contenção não alteraram a programação da TV Cultura, que atualmente exibe uma grade diversificada e de qualidade.

Atualmente, a emissora leva ao ar inúmeras atrações próprias, que são gravadas em seus estúdios, como Ensaio, Manos e Minas, Sr. Brasil, Quintal da Cultura, Roda Viva, Metrópolis,Cultura Livre, JC Debate, Cartão Verde, Matéria de Capa, Repórter Eco e Jornal da Cultura, além de novos programas comoPersona em Foco, Roda Viva Internacional e Roda Viva Temático.

Também gravou recentemente, na Sala São Paulo, o especial de 10 anos do _Sr. Brasil_e o tributo a Inezita Barroso. Além disso, dá prosseguimento a parcerias com produtoras e outras emissoras para que o público possa ter acesso aos mais diversos conteúdos produzidos no país.A TV Cultura também ampliou sua presença no território nacional, nos últimos dois anos.”

O alcance da emissora teve crescimento de 80% e, atualmente, chega a 20 estados brasileiros. Já a cobertura nos municípios teve crescimento de 107%, alcançando 1757 cidades em junho de 2015. Em 2013, esse número não chegava a 850. Atualmente, 117 milhões de pessoas têm acesso à programação da TV Cultura em canal aberto. Há dois anos, o sinal era disponível para 68 milhões de habitantes.

Colocamo-nos à disposição para dialogar com o público que tanto prestigia e se preocupa com a emissora. Nosso objetivo é continuar a produzir programação de qualidade, que há 45 anos orgulha a todos os brasileiros”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

https://esportes.yahoo.com

Adicionar Comentario

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.