Campeonato Paulista mantém audiência e aumenta público

Poucas vezes os Campeonatos Estaduais foram tão questionados quanto neste ano. Mas, a favor da manutenção dos torneios, a Federação Paulista poderá alegar que houve algum crescimento da edição de 2014 para a edição de 2015, pelo menos na longa primeira fase da competição.

A média de público teve alta neste ano. Considerando apenas a primeira fase, foram 6,6 mil pessoas por partida. Em 2014, com a inclusão das fases finais, que levam mais torcedores aos estádios, a média ficou em 5,6 mil. Com os quatro grandes de São Paulo classificados, e com o mando de campo, a tendência é que o atual torneio fique com média ainda mais elevada.

Ainda assim, esse número se deve muito a dois únicos clubes. Com novos estádios e programas de sócios-torcedores bem sucedidos, Corinthians e Palmeiras chamaram mais público do que a média.

O Corinthians, líder nesse quesito, levou 27,6 mil pessoas por jogo. Em nenhuma partida o clube teve menos de 20 mil pessoas nas arquibancadas de sua arena. Em 2014, o clube teve 15 mil pessoas de média no Pacaembu.

O Palmeiras não ficou muito atrás. Foram 26,7 mil pessoas por partida, em média. Em comparação, o terceiro time com mais público foi o São Paulo, com menos de 10 mil pagantes por partida.

O apelo dos estádios de Corinthians e Palmeiras fica mais claro quando a análise parte para a audiência do torneio. Nessa questão, não houve mudança. Considerando as partidas transmitidas por Globo e Bandeirantes, em 2014 foram 22,1 pontos de média, contra 21,9 em 2015. Com a mudança de padrão do Ibope, chega-se a 1,4 milhão de domicílios nos dois anos.

 

 

 

 

 

 

 

 

Máquina do Esporte

Adicionar Comentario

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.