Governo quer TV digital em 100% dos lares

O ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, disse ontem que não descarta a possibilidade de ampliar o prazo de implantação do sistema de TV digital, previsto para 2018. Segundo ele, o “objetivo ideal” do governo é levar a TV digital a 100% dos domicílios brasileiros que hoje contam com a TV aberta antes de desligar o sistema analógico.

A nova meta é superior à exigência prevista no programa, de 93%. O ministro participou, ontem, do lançamento da campanha publicitária de esclarecimento da população sobre a digitalização da TV aberta e o fim do sistema analógico no país.

— A preocupação central do ministério é que possamos fazer esta migração até o desligamento total do sistema analógico, de maneira a garantir que o máximo possível de pessoas tenha acesso ao sinal digital. Não seria razoável ter na digitalização um processo de exclusão, o processo tem que ser de inclusão — disse o ministro.

Pelos cálculos da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o desafio de implantar a TV digital em pelo menos 93% dos domicílios, como previsto no programa, será bem menor do que o estimado inicialmente.

A agência computa como atendidos os lares que já contam com TV por assinatura e os que recebem o sinal de TV aberta por antena parabólica (30 milhões); beneficiários do Bolsa Família, que vão receber conversores ( 14 milhões); e os que já contam com televisores digitais (5 milhões).

O presidente da Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e TV (Abert), Daniel Slaviero, disse que a proposta de levar a TV digital a 100% dos lares brasileiros está alinhada com a dos radiodifusores, que querem que todos os domicílios possam receber a programação da TV aberta. Mas existe uma divergência entre a Anatel e a Abert de quantos domicílios efetivamente necessitam de receptor digital, sejam eles televisores ou conversores, pois a entidade considera que os lares com TV paga via satélite não podem entrar na conta das residências já atendidas, pois não recebem sinal da emissora local.

Começou ontem a campanha de divulgação nas emissoras sobre o desligamento total do sistema analógico da TV aberta e a implantação da TV digital em Rio Verde (GO), e na região metropolitana de Brasília, incluindo 11 cidades de Goiás e Minas Gerais. No início, serão três inserções diárias e, no final, 18, divididas entre manhã, tarde e noite.

 

 

 

 

 

 

 

 

Abert.

Adicionar Comentario

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.