Câmara dos Deputados quer mudar critérios para divisão do dinheiro da TV para os clubes

Tramita em caráter conclusivo na Câmara dos Deputados um projeto de lei que revê a distribuição dos recursos repassados ao times de futebol pela transmissão de jogos na televisão.

Pelo projeto de lei do deputado federal Raul Henry (PMDB-PE), 50% da receita serão divididos igualmente entre os times de futebol, 25% serão distribuídos de acordo com a classificação da equipe na última temporada do campeonato em questão e 25% serão repassados proporcionalmente à média do número de jogos transmitidos no ano anterior.

Desde 2012, os contratos entre clubes e emissoras de TV envolvendo transmissão de jogos como os do Campeonato Brasileiro são negociados livremente.

Os repasses da TV para os clubes dependem do desempenho e da fama dos times e do tamanho de suas torcidas, o que reflete em audiência nos jogos. Para o autor do projeto, o modelo atual beneficia times grandes, incentivando um ciclo vicioso.

Clubes como Corinthians, São Paulo, Flamengo e Palmeiras chegaram a ganhar cotas de mais de R$ 70 milhões cada, entre 2012 e 2015, com direitos de transmissão de jogos do Campeonato Brasileiro.

Times menores, como Goiás, Coritiba, Vitória, e Bahia não bateram a casa dos R$ 35 milhões com direitos de transmissão.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Folha de São Paulo

Comentarios Recentes

  1. Bom dia

    Auvaro….
    Estes moldes atuais de distribuição desta verba da TV realmente é injusta.
    E vejam a ironia………, estes times ditos pequenos é que revelam jogadores para estes grandes times… assim não dá né?
    O correto seria a distribuição igualitária a todos que estivessem disputando a série em questão. Os times maiores já ganham muito mais com seus patrocínios e isso somado a verba da TV distribuída igualitariamente já estaria de bom tamanho.
    Essa divisão da verba, pelo menos da TV, já ajudaria muito esses times produtores de talentos e estes por consequência natural ajudaria os times de maior expressão e com isso o futebol brasileiro melhoraria muito como um todo.
    Do jeito que está seria como querer ter leite sempre(grandes clubes) de uma vaca mau alimentada(pequenos clubes)…

    Bom final de semana a todos..

Adicionar Comentario

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.