Jornalista pede demissão da Folha de São Paulo após ser censurado

O jornalista e escritor Xico Sá não é mais colunista da Folha de S. Paulo, diário em que atuou ao decorrer dos últimos anos. Confirmada nesta segunda-feira, 15, pelo editor-executivo do impresso, Sérgio Dávila, a saída do profissional ocorre depois que o texto dele que deveria constar no caderno de ‘Esportes’ da edição do último sábado, 11, não foi publicado. O fato fez com que o articulista usasse as redes sociais para divulgar críticas à “imprensa burguesa”.

amo encher a boca e dizer IMPRENSA BURGUESA. é q só há um lado a fuder, nisso é desonesta, escrota, fdp. P q ñ investigar todos?

nego acha q por trabalhar na imprensa burguesa desde os 18 anos ñ posso ser contra a orientação política dos chefes. oxi,ai q devo ser mesmo

um dia ainda vou contar tudo q a imprensa ñ deixa sair se for contra a orientação política dos grandes jornais. só podem os reinaldões etc 

Apesar dos posts no Twitter, Dávila contou, que, ao receber o pedido de demissão de Xico, a Folha tentou manter o colunista em seu quadro de colaboradores. “Ele deixou claro que tirará um período sabático de textos em jornais, pelo menos até o ano que vem”, afirmou o editor-executivo. Até então, o jornalista assinava um blog na versão online do diário paulistano, cujo último texto foi publicado na quarta-feira, 8.

Apoio a Dilma
O Brasil 247 informou que a saída de Xico Sá da Folha de S. Paulo está relacionada ao apoio que ele queria divulgar, na seção de esportes do jornal, à reeleição da presidente Dilma Rousseff. O que foi vetado pela publicação. Ao site, Dávila, conforme registrado pelo próprio 247, afirmou que os colunistas da casa “devem evitar fazer proselitismo eleitoral em seus textos”. O editor-executivo garantiu, porém, que o conteúdo poderia ser veiculado em determinado espaço do impresso.

Confira a declaração atribuída pelo 247 a Dávila: “Sim, Xico Sá pediu demissão da Folha. Em sua última coluna semanal, que seria publicada no sábado 11/10 no caderno Esporte, ele declarava voto num dos candidatos à corrida presidencial, o que fere a política do jornal, segundo a qual os colunistas devem evitar fazer proselitismo eleitoral em seus textos. Se quiserem, podem escrever artigo em que revelam seu voto e defendem candidatura na pág. A3 da Folha. Esta opção foi dada a Xico Sá, que recusou a oferta”.

Em seu perfil no Facebook, Xico divulgou uma “nota de esclarecimento” sobre o episódio.  No texto, o jornalista argumentou que justamente a sugestão para publicar a coluna de sábado na seção de debates motivou a sua decisão de sair do jornal. “É a página de ‘tendências & debates’, na qual convidados, não gente da casa, manifesta livremente suas opiniões, inclusive de voto. Migrar para um espaço de ‘forasteiros’ não me fez a cabeça, não achei que fosse a solução para o impasse”. O agora ex-colunista da Folha aproveitou para destacar que colaborava com a publicação “na figura de PJ (pessoa jurídica mediante nota fiscal), não como funcionário contratado”.

 

 

 

 

 

 

 

 

http://portal.comunique-se.com.br/

Adicionar Comentario

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.