Eleições 2014 : Candidatos moveram 166 ações na Justiça contra imprensa

Um levantamento do projeto Eleição Transparente, da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) revelou que os veículos de imprensa foram alvo de 166 ações na Justiça nas Eleições 2014. Os processos contra a divulgação de informações dos candidatos e partidos foram movidos contra 12 empresas de mídia e tecnologia.

O PMDB foi a legenda que mais recorreu à Justiça Eleitoral para barrar a imprensa, com 36 ações ou 21% do total. Só a campanha de Roberto Requião (PMDB-PR) ao governo do Paraná moveu 13 processos.

Logo em seguida no ranking figura o PSDB com 30 medidas judiciais contra os veículos. O candidato ao governo de Rondônia, Expedito Júnior, foi responsável por 13 processos. Em terceiro lugar ficou o PP, com 19 ações. Benedito de Lira, que busca o cargo de governador pela legenda, apresentou 14 processos contra os veículos de mídia.

Entre os estados, o Paraná desponta com o maior número de medidas judiciais (28), seguido pelo Alagoas (21) e Rondônia (16). São Paulo aparece em sétimo lugar (10), seguido pelo Rio de Janeiro (8).

A Abraji informa que alimentação da base de dados é feita pelos representantes legais das empresas de comunicação que foram intimadas pela Justiça Eleitoral por causa de publicação de informações.

 

 

 

 

 

 

 

 

www.portalimprensa.com.b

Adicionar Comentario

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.