Primeiro gol validado por tecnologia no Brasil gera controvérsia nas transmissões da Copa

A vitória da França sobre Honduras neste domingo (15), no Beira Rio, em Porto Alegre (RS), pela Copa do Mundo, mostrou dois momentos históricos nas transmissões: os hinos das duas seleções não foram executados antes do início do jogo e, pela primeira vez, o uso da tecnologia ajudou a tirar uma dúvida sobre um lance da partida.

Ao entrar em campo, os jogadores ficaram perfilados, como sempre acontece, mas os hinos não foram executados. Até o final do jogo, a explicação oficial dos organizadores sobre o problema técnico não havia sido dada. A torcida francesa chiou bastante e cantou a Marselhesa mesmo assim. Na Globo, Rogério Corrêa citou o fato, mas logo mudou de assunto. Na ESPN Brasil, Paulo Soares reclamou bastante.

O Brasil já passou por situação semelhante, na Copa de 1986, no México. Na estreia, contra a Espanha, os organizadores tocaram o Hino à Bandeira ao invés do Hino Nacional. Os jogadores não concordaram e voltaram para o aquecimento. O narrador Silvio Luiz, no Twitter, lembrou do ocorrido.

Já no início do segundo tempo do jogo em Porto Alegre, no segundo gol da França, ficou a dúvida se a bola entrou ou não. Pela primeira vez na história do futebol houve a utilização efetiva do novo sistema da Fifa. São quatorze câmeras de alta resolução, sete em cada gol, apontadas para cada gol dos estádios, chamada Goal Control Tecnology (Tecnologia de Controle do Gol, na tradução). Essas câmeras, todas juntas, fazem um monitoramento em três dimensões, da área das traves. Sempre que a bola cruza a linha, as câmeras identificam e um aviso é transmitido a um relógio usado pelo árbitro da partida em menos de um segundo.

Mesmo assim, o uso da tecnologia e o próprio lance geraram controvérsias. O Sportv mostrou o replay várias vezes, inclusive utilizando uma lente de aumento, que já é mostrada nos jogos locais. Na ESPN Brasil, discussões se o sistema é benéfico ao futebol. No Twitter, o sempre polêmico Milton Neves definiu o sistema como “chip amigo”, em alusão ao termo “apito amigo”, que ele mesmo disseminou.

Transmissões

Novamente a transmissão do Fox Sports 2 chamou a atenção dos internautas nas redes sociais. Os convidados especiais foram os humoristas Marco Antônio Alves e Fausto Fanti, da dupla Hermes e Renato.

Na Band, Oliveira Andrade trocou os nomes de alguns jogadores. “Onde eu falei Palacios, leia Bernardes”, disse, no início do primeiro tempo.

Audiência

Segundo dados preliminares da Grande São Paulo, a partida rendeu 17,4 pontos à Globo e 5,5 à Band. O SBT ficou em segundo lugar, com 7,7 pontos. A Record, em terceiro, cravou 7,0.

Equipes de transmissão

Globo: Rogério Corrêa (narração), Juninho Pernambucano (comentários), Leonardo Gaciba (comentários de arbitragem).

Band: Oliveira Andrade (narração), Denílson (comentários).

Sportv: Eduardo Moreno (narração), Wagner Villaron e William Machado (comentários).

ESPN Brasil: Paulo Soares (narração), Gian Oddi (comentários).

Fox Sports: Gustavo Villani (narração), Eugênio Leal (comentários).

Fox Sports 2: Cadu Cortez (narração), Ana Paula Oliveira, Hermes e Renato (comentários).

BandSports: Ivan Bruno (narração), Velloso (comentários).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

http://noticiasdatv.uol.com.br/

Adicionar Comentario

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.