Globo vai exibir os 64 jogos da Copa, 56 deles ao vivo

A maior e mais desafiadora cobertura esportiva já feita pela Globo  tem a missão de levar a Copa do Mundo FIFA 2014 para a casa de cada brasileiro. E de ser os olhos de cada torcedor em tudo que acontece no Brasil durante o Mundial.

Para isso, a Globo está mobilizando toda a sua rede – 5 emissoras e 117 afiliadas – para garantir que todas as seleções sejam acompanhadas por equipes de reportagem nas 12 cidades-sede que vão receber o Mundial e nos 32 centros de treinamento dos times.

São 1.496 profissionais credenciados, mais de 26.000 diárias de hotel e de 4.050 passagens de avião para as equipes. As equipes estarão distribuídas pelo país, em uma operação que envolve cerca de 2.500 profissionais. A Seleção Brasileira será o principal foco, com oito equipes de reportagem seguindo cada passo das grandes estrelas, 24 horas por dia.

A Globo vai exibir todos os 64 jogos da Copa do Mundo, sendo 56 deles ao vivo e oito, que acontecem simultaneamente, em compactos de uma hora. Só de jogos, serão 120 horas de transmissão.

A equipe de transmissão traz a experiência dos maiores narradores esportivos da TV brasileira e a estreia de comentaristas que têm na bagagem a prática de defender a camisa da Seleção Brasileira.

Além de Ronaldo Nazário, que estreou na Copa das Confederações, a Globo convidou o pentacampeão Roberto Carlos e Juninho Pernambucano para se juntar a Walter Casagrande, Caio Ribeiro, Junior e Roger Flores no time de comentaristas. Entre os narradores, a novidade é a chegada de Alex Escobar, que passa a integrar a equipe que já conta com Galvão Bueno, Cleber Machado, Luis Roberto, Rogério Correa e Rembram Jr.

Para analisar a arbitragem, a equipe da Copa será formada por Arnaldo Cesar Coelho, Leonardo Gaciba, Marcio Rezende de Freitas, Renato Marsiglia e Paulo Cesar de Oliveira.

A cobertura da Copa do Mundo em um país continental como o Brasil representa um grande desafio logístico para  os profissionais da Globo . Os seis narradores, por exemplo, vão viajar o Brasil de ponta a ponta cobrindo todos os 64 jogos da competição.

Serão mais de 143 mil quilômetros de voo percorridos, passando pelas 12 cidades-sede, para levar ao público todas as informações das partidas.

Na equipe de 80 repórteres que vão trabalhar na cobertura, cinco acompanharão os passos da Seleção Brasileira: Tino Marcos, Eric Faria, Mauro Naves, Marcos Uchôa e Kiko Menezes. A dupla Fernanda Gentil e Abel Neto será responsável pelos flashes ao vivo que vão entrar a qualquer momento na programação. Seis repórteres serão itinerantes e vão acompanhar alguns dos times mais cotados para disputar a taça: Carlos Gil (Itália), Guilherme Roseguini (Uruguai), Ernesto Paglia (Portugal), Pedro Bassan (Espanha), José Roberto Burnier (Argentina), Renato Ribeiro (Alemanha) e Marcelo Courrege (Holanda).

A Globo  ainda terá equipes dedicadas a produzir matérias para o Esporte Espetacular Globo Esporte, que estarão divididas nas cidades-sede Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife e Salvador.

Uma redação com 40 postos de trabalho está montada na Granja Comary, casa da Seleção durante o Mundial, para abrigar as equipes da Globo, SporTV Ge.com durante todo o período da Copa do Mundo. De lá, diariamente, os repórteres trazem as informações mais atualizadas dos treinamentos e da preparação dos 23 convocados para defender as cores da camisa verde e amarela.

Globo terá cinco câmeras exclusivas nos jogo da Seleção Brasileira

Uma multiplicidade de sinais será recebida na base da empresa, no Jardim Botânico, tanto dos jogos nos estádios quanto das equipes de jornalismo espalhadas pelo Brasil. Para isso, foi ampliada a capacidade dos sistemas de gravação e edição de conteúdo, baseados em servidores de imagem e redes de dados. Uma “sala de guerra” será montada para orquestrar a utilização diária dos recursos e manter contato permanente com as equipes que cobrem as atividades das seleções do Mundial.

Na transmissão das imagens, a Globo, assim como todas as emissoras detentoras dos direitos da Copa do Mundo, utilizará as imagens geradas pela FIFA durante as partidas. Além das 34 câmeras da HBS, a Globo terá cinco câmeras exclusivas nos jogos da Seleção Brasileira, para trazer imagens especiais dos jogadores, da cabine de transmissão e dos torcedores nos estádios.

 

 

 

 

 

 

 

 

Adicionar Comentario

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.