Rádio ainda é a principal vitrine para novas músicas

Chega a Era do tudo junto e misturado. No entanto, mesmo com toda a mobilidade digital, aplicativos, sites de músicas, o rádio ainda domina no Brasil quando o assunto é a descoberta de músicas novas. Em pesquisa recente da Hibou, empresa de monitoramento de mercado, observou-se que 70% dos brasileiros usuários de iPhone, ainda têm conhecimento de novos hits quando ouvem na rádio. “Vimos também que 50% dos entrevistados conhecem uma nova música por meio de amigos e apenas 35% pela Itunes Store. O rádio ainda é o meio mais eficaz de divulgação de artistas novos e lançamento de hits” explica Ligia Melo, sócia da Hibou e coordenadora da pesquisa.

Segundo dados da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República publicados pelo observatório de imprensa, a rádio continua sendo a principal mídia do país em 2014. 60% da população brasileira escutam rádio ao menos uma vez por semana. 

Smartphones

Os resultados da pesquisa Hibou comprovam que os celulares são a ferramenta musical preferida dos usuários. 80% dos entrevistados usam seus aparelhos para ouvir música e 8% também utilizam outros dispositivos. Desses, 50% criam playlists próprias para cada situação: trabalho, academia, relaxamento, etc.

A média de músicas nos smartphones são 400 músicas. Quase 50% dos entrevistados não compraram nenhum CD no último ano.  No entanto, a média de CDs comprados é de três unidades ao ano.

“Ficamos surpresos com este resultado, pois mesmo com a música digital ainda existem pessoas que preferem comprar cd’s dos artistas prediletos” comenta Lígia Mello, sócia da Hibou e coordenadora da pesquisa.

“Outro dado interessante que encontramos é que apenas 1/3 das pessoas assina algum tipo de portal para ter acesso a músicas via web.” complementa Lígia.

Sobre a Hibou

A Hibou é uma empresa especializada em pesquisa de mercado e monitoramento. Da palavra francesa “coruja”, a Hibou traz o significado do olhar além dos 180°. A empresa tem como principal diferencial a inserção dos resultados das pesquisas dentro do dia a dia do consumidor, propondo muito além do resultado objetivo, sugestões de desdobramentos e abordagens. Max Haus, Gafisa e o grupo argentino de seguros Sancor, são alguns dos clientes da Hibou, que oferece pesquisas qualitativas, quantitativas; exploratórias; profundidade; de campo; duble de cliente; deskresearch; datamining; e monitoramento de comportamento; presença de marca; expansão de região (acompanhamento de plano diretor); expansão de mercado para produtos e serviços; teste de produto e hábitos de consumo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Adicionar Comentario

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.