Novo instituto de pesquisa será anunciado hoje e custará 40% a menos para as emissoras

Record, SBT, Band e RedeTV! devem anunciar nas próximas horas a contratação de um novo serviço de aferição de audiência, que será prestado pelo instituto alemão GfK.

O acordo final entre as redes e o novo concorrente do Ibope, que mede audiência no país, foi fechado na quarta-feira (13), em uma reunião longa, que durou quase o dia inteiro.

Na manhã desta quinta-feira (14), deve ocorrer uma solenidade para anunciar o acordo, que tem duração de 7 anos.

Pelo contrato, o instituto iniciará a medição de audiência no país com 1.500 peoplemeters (aparelinhos que aferem audiência, instalados nas casas que fazem parte da amostragem) a mais do que o Ibope. O instituto que atua no país utiliza atualmente 4.500 peoplemeters em sua aferição. O GfK pretende iniciar sua operação com 6.000 aparelhos instalados.

Pelo acordo, o serviço do GfK vai custar cerca de 40% a menos que a medição do Ibope. As emissoras não revelam valores.

O instituto alemão já vai iniciar em dezembro o seu trabalho de pesquisa de domicílios para a amostragem, mas os primeiros dados oficiais devem ser anunciados só no segundo semestre de 2014.

As emissoras pretendem anunciar a chegada do GfK em um comunicado oficial, em rede nacional. A Globo ainda não aderiu ao serviço.

 

Ibope fará pesquisa de TV paga sem que assinante saiba 

O Ibope acaba de fechar parceria com a DirecTV/Sky América Latina para aferição de audiência em TV paga.
Trata-se de um acordo em que serão incorporadas aos estudos do Ibope informações enviadas pelos set-box da operadora de TV por assinatura. A transmissão será feita por meio de software implantado nos decodificadores, os aparelhinhos de TV paga que ficam na casa dos assinantes. Ele captura dados como horários e canais assistidos, consumo de vídeos sob demanda, armazena e envia essas informações ao Ibope. Resumindo: você poderá ser pesquisado sem saber.
Na amostragem de audiência do Ibope via peoplemeter (aparelho que capta audiência nos domicílios pesquisados), os participantes sabem e autorizam a pesquisa.
Mas o Ibope afirma que a novidade não substituirá o peoplemeter. A ideia é somar essas informações.
O instituto diz que não há como acessar informações pessoais dos assinantes, pois os dados chegam em forma bruta, somados. A ideia é lançá-los integrados à base de pesquisa de audiência de TV paga em 2014.
A parceria envolve uma base de mais de 10 milhões de assinantes da DirecTV/Sky na América Latina.  O Ibope está negociando acordos similares com outras operadoras de TV paga.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Adicionar Comentario

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.